CI

Vale do São Francisco economiza com energia solar

Um dos maiores pólos de frutas consegue economizar R$ 45 milhões por ano


Foto: Divulgação

O Vale do São Francisco tem uma produção anual de mais de um milhão de toneladas de frutas, das quais 80% são uvas de mesa e mangas. Duas de suas principais cidades produtoras ocupam lugar de destaque no ranking nacional de municípios com maior potência instalada de energia solar.

Em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) já são 2.454 sistemas de energia fotovoltaica. Isso equivale a geração de 33.97 megawatts-hora e uma economia de R$ 45 milhões por ano, segundo relatórios das concessionárias, liberados pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O movimento acompanha a tendência brasileira que, em 2021, pode se tornar o terceiro maior mercado de geração distribuída de energia solar do mundo. 

Na região uma cooperativa de crédito, por exemplo, criou uma linha de financiamento que vem facilitando o acesso aos sistemas fotovoltaicos para os associados pessoa física e jurídica. Com taxas a partir de 1,04% ao mês, e prazo de até 60 vezes para pagar, o primeiro passo do associado é apresentar o orçamento do empreendimento. Depois da aprovação, o crédito será concedido diretamente na conta-corrente da empresa que irá executar o projeto.

"O associado tem acesso ao crédito de forma rápida e sem burocracia, podendo financiar os recursos necessários à instalação da tecnologia, a exemplo dos sistemas de montagem, inversores e placas de captação”, disse o diretor Executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena.

Um programa da prefeitura de Petrolina, chamado de EcoMoney, também incentiva esta forma de energia. A iniciativa concede descontos no IPTU aos microgeradores de energia fotovoltaica. O abatimento é de 0,20 do coeficiente na alíquota do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana, válido por até cinco anos.

Segundo Alysson Farias, diretor de uma das empresas regionais do segmento de instalação de sistemas, Petrolina e Juazeiro possuem as principais características para o crescimento do mercado de energia solar. "Em primeiro lugar, a abundância de raios solares, que garante uma excelente geração fotovoltaica com mais eficiência até em pequenos sistemas”, enfatizou.

Farias destacou ainda que os sistemas possuem tecnologia de ponta, anulam a emissão de poluentes (em relação a energia termoeletrica), ocupam pouco espaço, baixo custo em manutenção, tem garantia de até 25 anos (o painel) e o investimento é pago com a própria economia na fatura de energia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.