CI

Encontro reúne prestadoras de assistência técnica e extensão rural em Salvador

Programação do evento inclui a formalização dos contratos com as instituições prestadoras de serviços de ATER


Com o objetivo de refletir, discutir e adotar ações estratégicas para operacionalização dos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) foi realizado, nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), o I Encontro com as prestadoras de ATER do projeto Bahia Produtiva.

O evento, realizado no auditório do Hotel Vilamar, em Salvador, contou com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do superintendente baiano de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Ivan Fontes, do coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, de Rosival Leite, coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf/BA) e da representante do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo.

No evento, o secretário destacou a capacidade técnica das instituições que foram selecionadas para prestar o serviço de ATER em todo o estado, pelo projeto Bahia Produtiva e ressaltou ainda a interação entre a CAR e a Bahiater, nessa ação, dividindo e compartilhando responsabilidades, de forma transversal e interdisciplinar, importante para o bom andamento dos projetos. “Essas 27 entidades, selecionadas por meio de chamada pública, além de possuir uma equipe técnica capacitada, são referência de competência no trabalho que desenvolvem nessa área”. 

Rodrigues reforçou que o trabalho de ATER deve ser realizado em diálogo estratégico com os colegiados territoriais, consórcios públicos e prefeituras municipais, para que os projetos continuem sendo acompanhados, ao fim dos contratos do Bahia Produtiva.

O diretor da CAR, Wilson Dias, salientou o empenho das equipes envolvidas no projeto Bahia Produtiva e destacou ainda a importância da Bahiater no evento, por ser o órgão responsável pelos serviços de ATER na Bahia, estado que possui uma política estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Não tem sentido executar serviços de assistência técnica no estado, de forma continuada, destinado a todas as organizações selecionadas pelos editais do Bahia Produtiva, sem o olhar e a parceria efetiva da Bahiater”.

Para a representante do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo, “essa ação vai contribuir para uma melhor assessoria técnica, qualificação e qualidade de vida das famílias do campo e esse é o espírito de organização do Fórum, de abrir espaços para debate e construção das políticas para nosso público e contribuir para fortalecer ainda mais a agricultura familiar, favorecendo o acesso dessas famílias a essas políticas públicas”.

Ivan Fontes ressaltou a proposta CAR, que é a de prestar um serviço de ATER multidisciplinar, com a atuação de agentes comunitários rurais, visando aspectos como a agregação de valor e melhoria da base produtiva. Fontes explicou ainda que essa parceria, realizada por meio de um acordo de cooperação, vai ser realizada no acompanhamento do processo metodológico e gestão desses contratos e dos resultados, além da formação dos extensionistas, entre outras ações. “O sucesso dessa ação será também o sucesso dessas famílias que serão atendidas pelo Bahia Produtiva, resultando no sucesso dos empreendimentos e no aumento da produção de alimentos”.

A programação do evento inclui a formalização dos contratos com as instituições prestadoras de serviços de ATER, a apresentação do acordo de Cooperação Técnica entre a CAR e a Bahiater para a gestão dos contrato e da proposta técnica/metodológica de ATER das entidades parceiras e a proposição das entidades parceiras para a formação dos técnicos, entre outras ações.

Clique aqui para ler no site

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.