CI

Comércio de orgânicos muda a vida de agricultores familiares do Ceará

Sandra e a família, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE)


Na Serra da Ibiapaba, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE), uma família mudou a sua vida e a de outras pessoas, a partir do comércio da produção familiar local. Sandra Alves Soares, de 47 anos, é a responsável por impulsionar essa transformação. A agricultora não gostava de ver o excedente de produção ser desperdiçado e montou um comércio, o Portal do Orgânico, para escoar não só a parte dela, como a de outros produtores da região. Abóbora, acelga, alface, cebola, brócolis, temperos e ervas, tudo produzido de forma sustentável. Um trabalho de formiguinha que já alcançou mercados fora de Guaraciaba do Norte. Na capital, Fortaleza, fazem feiras e atendem órgãos públicos. Neste domingo (16), no Dia do Comerciante, conheça a história de Sandra e do Portal do Orgânico.

O avô de Sandra nasceu na terra em que ela planta hoje em dia, no ano de 1887. Lá, ele criou os filhos, os viu crescer e seguir os seus passos, o do trabalho no campo. Para felicidade da família, hoje já são os netos que tocam parte da plantação, firmada na produção de hortaliças. Durante o ano, chegam a colher 83 tipos do alimento. "Fomos sortudos em enfrentar um comércio que, para nós, ainda era desconhecido. Mas, meti as caras (sic), fomos nos motivando pelas demandas do consumidor e devagarinho chegamos onde chegamos. Mas, foi um desafio", lembra Sandra.

O maior incentivo, segundo a agricultora, foi ver os agricultores da região desanimados com a falta de mercado para dar vazão à produção. Junto de alguns poucos produtores, Sandra começou a ir de canto a canto falar da importância da produção familiar e do diferencial: o manejo de orgânico. "Na época, e até hoje, de vez em quando, me chamam de louca, por ter investido nisso. Hoje, a conscientização melhorou e estamos evoluindo. Atendemos comércios locais, pessoas da cidade, de cidades vizinhas e alguns supermercados também estão entrando na lista", afirma.

O manejo do orgânico completa, em 2017, 20 anos. O trabalho pioneiro feito em Guaraciaba do Norte rendeu à Sandra uma cadeira na Subcomissão Temática de Produção Orgânica. Ela e outros seis representantes são responsáveis por apresentar demandas da região e do estado para pautar as ações no setor de orgânicos do país. "A gente vive disso, desse comércio. Hoje, somos mais de 15 famílias produzindo e com mercado para comercializar. Foi um crescimento muito grande para a comunidade, para pessoas que estavam passando dificuldades, mas, hoje, estruturam suas casas, compram moto, carro. E, melhor do que isso, é ver jovens que tinham ido embora, voltando para o trabalho no campo."

Comércio da agricultura familiar

A agricultura familiar é responsável por 38% do valor bruto da produção agropecuária. É o setor que responde por 7 em cada 10 postos de trabalho no campo e de onde sai 50% dos alimentos da cesta básica brasileira. Historicamente, a comercialização representa um entrave ao desenvolvimento da agricultura familiar. No entanto, neste ano, a Secretaria especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) prevê um potencial do mercado institucional, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e compras públicas, no total de R$4,5 bilhões.

Também será lançado o Sistema de Monitoramento em tempo real de chamadas públicas do Pnae e mercados institucionais, disponibilizando informação para organizações da agricultura familiar. Além disso, será publicado o Mais Gestão, uma Chamada pública de Ater com o objetivo de apoiar mais de mil cooperativas da agricultura familiar para acessar os mercados institucionais.

Saiba Mais

O Dia do Comerciante, ou Dia do Comércio, foi criado em 1953 pelo então presidente do Senado, João Café Filho, em homenagem a José da Silva Lisboa, conhecido como Visconde de Cairu, e reconhecido como uma pessoa de notória visão econômica. Visconde foi a pessoa que mais influenciou a abertura dos portos brasileiros para o comércio entre as nações amigas, em 1808.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.