Tempo seco favorece trigo irrigado
Tempo seco ajuda trigo e antecipa ciclo do feijão no Brasil Central
Foto: Canva
O trigo irrigado em Goiás apresenta bom desenvolvimento, com a maior parte das lavouras em florescimento, segundo acompanhamento da CONAB. Em Cristalina (GO), simulações do SISDAGRO/Inmet indicam que a cultura acumulou graus-dia em ritmo ligeiramente superior ao observado em 2025. A previsão do INMET aponta predomínio de tempo seco nos próximos sete dias, condição que tende a favorecer a continuidade do desenvolvimento das lavouras.
As áreas de trigo irrigado em Goiás seguem em bom desenvolvimento, com a maior parte das lavouras em fase de florescimento, segundo o acompanhamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O cenário é acompanhado em uma das principais regiões produtoras do Cerrado brasileiro, onde o monitoramento climático e fenológico contribui para orientar decisões de manejo, irrigação e planejamento das operações de campo.
Para acompanhar a evolução do trigo irrigado, o monitoramento do desenvolvimento fenológico por meio da soma térmica, medida em graus-dia, tem se mostrado uma ferramenta importante. Diferentemente da análise baseada apenas no calendário agrícola, essa metodologia considera o acúmulo de energia térmica necessário para que as plantas avancem entre os diferentes estádios fenológicos. Com isso, permite estimativas mais representativas do desenvolvimento das lavouras sob diferentes condições ambientais.
Simulações realizadas com o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), avaliaram o comportamento do trigo irrigado de ciclo médio em Cristalina (GO), com semeadura em 15 de abril, comparando as safras de 2025 e 2026.
A evolução da soma térmica acumulada para o trigo irrigado de ciclo médio em Cristalina apresentou comportamento semelhante nas duas safras durante o desenvolvimento vegetativo, segundo dados do SISDAGRO/Inmet. Em 2026, no entanto, o acúmulo de graus-dia ocorreu em ritmo ligeiramente superior ao observado em 2025. Aos 60 dias após a semeadura, a cultura acumulava aproximadamente 1.003 °C.dia, enquanto, no mesmo período da safra anterior, haviam sido registrados cerca de 973 °C.dia.
Na safra de 2025, o trigo atingiu a soma térmica de referência para a maturação da cultura, de 1.450 °C.dia, aos 95 dias após a semeadura, acumulando 1.460,6 °C.dia em 25 de julho, de acordo com o SISDAGRO/Inmet. Em 2026, até 8 de julho, haviam sido acumulados 1.367,1 °C.dia aos 84 dias após a semeadura, restando aproximadamente 83 °C.dia para alcançar esse limiar. As observações de campo corroboram esses resultados, conforme o material analisado.
A previsão do INMET para os próximos sete dias indica predomínio de tempo seco sobre Goiás, com ausência de chuvas significativas na região de Cristalina. Em Cristalina, as temperaturas máximas deverão variar entre 26 °C e 29 °C, enquanto as mínimas deverão ficar entre 16 °C e 20 °C, segundo o INMET.
Essas condições meteorológicas tendem a favorecer a continuidade do desenvolvimento do trigo irrigado em Goiás. Com as lavouras em bom estado e o acúmulo térmico se aproximando da referência para maturação, o acompanhamento contínuo das previsões meteorológicas permanece importante para orientar o manejo, a irrigação e o planejamento das atividades agrícolas.