CI

Venda de pluma avança mesmo com queda nos preços do algodão

Produtores antecipam negócios da safra 2026/27


Foto: Canva

De acordo com a análise semanal divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, as cotações da pluma recuaram em junho de 2026 tanto no mercado interno quanto no internacional. Diante desse cenário e com a comercialização da safra 2025/26 já acima da média dos últimos cinco anos, os produtores passaram a adotar uma postura mais cautelosa nas negociações.

Segundo o levantamento, o volume comercializado da safra 2025/26 chegou a 73,01% da produção estimada, avanço de 1,14 ponto percentual em relação ao mês anterior. O preço médio negociado no período foi de R$ 126,70 por arroba, o que representa uma queda de 4,45% frente ao registrado em maio de 2026.

Para a safra 2026/27, a comercialização da pluma avançou 6,14 pontos percentuais no comparativo mensal, alcançando 29,35% da produção estimada. O preço médio negociado ficou em R$ 128,69 por arroba, retração de 0,43% em relação a maio. Conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, mesmo com a redução das cotações, o avanço nas negociações demonstra a estratégia dos produtores de antecipar a fixação de parte da produção para reduzir a exposição às oscilações do mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7