CI

Curral é construído durante curso do Senar Minas em Açucena

Curso de Carpinteiro voltado para Construção de Curral com Madeira Roliça, realizado na Fazenda São Mateus, do produtor Luciano Ferreira da Silva

Como forma de investir na capacitação e na qualificação de produtores rurais, o Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena promoveu, em parceria com o Senar Minas, o curso de Carpinteiro voltado para Construção de Curral com Madeira Roliça, realizado na Fazenda São Mateus, do produtor Luciano Ferreira da Silva, no distrito de São Pedro.

Doze produtores e trabalhadores rurais participaram do curso ministrado por Joseny Leite Teixeira. “O curral é uma das instalações mais importantes na propriedade, pois é usado na vacinação, apartação, castração, ordenha, ferragem, contenção e tratamentos veterinários. Esse curso permite ainda facilidades na formação de mão de obra, pois a madeira roliça possibilita a padronização dimensional das peças e dos encaixes, facilitando o aprendizado dos alunos. Permite também maior racionalização de recursos e melhor custo benefício”, explica o instrutor.

Ainda segundo Joseny, o curso de Carpintaria / Construção de Curral tem caráter essencialmente prático. “O treinamento ofereceu aos participantes a oportunidade de exercitar suas habilidades, desde a fixação das bases dos pilares até a aplicação dos produtos de acabamento, passando pela execução dos encaixes diversificados e pela montagem do curral”.

Há alguns anos, o Senar Minas investe na formação de carpinteiros para a área rural. O objetivo é capacitar profissionais que possam atender demandas vindas de produtores de todas as dez regionais do estado. “A intenção é preparar a mão de obra que permanece no campo para atuar em mais essa função, tão necessária para o desenvolvimento dos trabalhos de rotina das propriedades”, destaca o gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa.

A presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Açucena, Carmelita Machado Lima, destacou como o curso poderá ser útil aos participantes. “Todos os participantes atuaram ativamente e ficaram satisfeitos com o que aprenderam. Eles afirmaram que vão fazer o mesmo nas suas propriedades por ser um curral mais prático, simples e barato e muito importante para as atividades que desempenham no dia a dia”, declarou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.