CI

Chuvas superam média histórica de abril apenas na represa Serra Azul

Demais reservatórios que atendem a Região Metropolitana de BH tiveram volume de precipitações abaixo do que é esperado para o quarto mês do ano.


As chuvas que caíram no fim do mês de abril e chegaram junto com a queda nas temperaturas da Região Metropolitana de Belo Horizonte fizeram o acumulado do mês superar a média histórica para o reservatório Serra Azul, em Juatuba, na Grande BH. Já as represas do Rio Manso e Vargem das Flores, assim como a captação do Rio das Velhas, em Nova Lima, também na Grande BH, tiveram poucas chuvas e ficaram abaixo da média em abril de 2016.

No Serra Azul choveu em abril 50 milímetros, enquanto o esperado para o período é 47,93 milímetros. A quantidade de chuva é 164% maior do que o que a Copasa registrou no mesmo mês do ano passado, quando foram apenas 18,90 mm. 

Já na represa do Rio Manso, o normal para o quarto mês do ano é 67,92 mm, porém, foram apenas 16,90 mm no mês passado. Outro reservatório que ficou muito abaixo da média foi a Vargem das Flores, onde em abril as chuvas normalmente atingem 55,49 mm, mas esse ano foram só 36,70 mm. 

Na captação do Rio das Velhas, que é feita diretamente no curso do manancial, costuma chover 60,55 mm, mas só caíram 16,30 mm em abril de 2016.

Segundo os dados de monitoramento da Copasa, neste domingo o Sistema Paraopeba, que é formado pelas três represas citadas acima, estava com 57,3% de sua capacidade. Rio Manso mantém 73,4% de água armazenada, enquanto Serra Azul estava com 33,9% e Vargem das Flores 48,3%. Na captação do Rio das Velhas a vazão do manancial foi medida em 15,3 metros cúbicos por segundo neste sábado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.