CI

DSM mostra nutrição de alta tecnologia para o gado de corte

Marca apresentará os benefícios dos suplementos nutricionais para genética apurada


Foto: Sheila Flores

De 1º a 8 de fevereiro, os pecuaristas presentes na Expoinel Minas 2020, a regional mineira da Exposição Internacional do Nelore, poderão visitar a casa permanente da DSM, marca detentora da Tortuga, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). No espaço, os visitantes conhecerão de perto os suplementos nutricionais de alta tecnologia para ruminantes que contribuem para aumentar a produtividade da pecuária brasileira, gerando alimento de qualidade para o consumidor e impulsionando a rentabilidade dos produtores. Organizado pela Associação Mineira dos Criadores de Nelore (Nelore Minas), o evento promete reunir animais de alta genética das raças Nelore e Nelore Mocho.

Nesse contexto, vale reforçar que o estado de Minas Gerais tem grande importância para a pecuária brasileira, tanto em gado de corte como de leite. Por isso, a exposição é um dos momentos de encontro mais importantes para os produtores e outros pontos da cadeia de produção de carne. Ronaldo Bosa, gerente de vendas da DSM em MG, pontua que esse evento é uma ótima oportunidade para reforçar o contato direto com os produtores, trabalho que é feito o ano todo pela equipe em campo da empresa. “A DSM considera a Expoinel um espaço relevante para manter a proximidade com os produtores. E, pelo fato de essa exposição ocorrer logo no início do calendário anual, é fundamental para mostrar as soluções de alta tecnologia em nutrição que melhoram o desempenho produtivo dos animais ao longo do ano todo, tanto em épocas de chuvas como nos períodos mais secos, proporcionando melhores resultados no campo e mais rentabilidade para a atividade”, comenta.

Nutrição adequada impulsiona resultados em todos os tipos de produção

Exemplos de alta tecnologia para o gado de corte são os ingredientes exclusivos da DSM, CRINA® e RumiStar™, presentes nos produtos da linha Fosbovi® Confinamento, que geram aos bovinos de corte ganham, em média, uma arroba a mais no confinamento. Desenvolvidos pela área de inovação da DSM a partir de novos conceitos de nutrição mineral e vitamínica, estes suplementos nutricionais trazem uma equilibrada associação de macro e micronutrientes na tecnologia dos Minerais Tortuga, além de vitaminas e aditivos naturais, como leveduras vivas.

No confinamento, esses ingredientes têm resultados comprovados em propriedades de diversas regiões do País, gerando animais pesados, bem-acabados e com melhor conformação de carcaça. “Ao obter uma arroba a mais por animal, os pecuaristas conseguem produzir o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, reforça o gerente de categoria confinamento da DSM, Marcos Baruselli, que cita ainda outros benefícios: melhor eficiência alimentar, redução de problemas gastrointestinais, como diarreia ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; e menor incidência de animais com laminites e acidose.

Aos produtores que trabalham com sistemas de pasto, a suplementação dos bovinos também é fundamental para elevar os índices zootécnicos e melhorar o desempenho do rebanho para, na época da seca, não comprometer o desempenho conquistado pelos animais no período das águas. Sem o balanço de consumo proteico e energético adequado para a boa digestibilidade do pasto, o boi perde boa parte do peso ganho no período de águas. Em fase de recria, as recomendações são: o Foscromo Seca, indicado para a suplementação mineral nitrogenada de bovinos de corte adultos na época da seca; o Fosbovi® Proteico 35 com Monensina, indicado para bovinos de corte em crescimento e mantidos em sistemas de pastagem em período seco, produto que garante o bom desempenho do gado mesmo com a queda de qualidade dos pastos. E para a fase de terminação, a recomendação é o Fosbovi® Proteico Energético 25, para bovinos em crescimento e em engorda, produzidos preferencialmente em pastagens de qualidade e disponibilidade. O diferencial do produto é otimizar o desempenho dos animais.

Alta tecnologia impulsiona a pecuária de leite

A suplementação nutricional é um dos temas estratégicos para a pecuária leiteira atender às demandas da indústria e dos consumidores. É esse objetivo que a Tortuga®, marca da DSM, atinge com a linha Bovigold®, que inclui produtos desenhados para as diferentes fases de vida dos animais, desde a cria, a recria, até a lactação e vacas em período de transição. Para contribuir com o aumento de produção de leite das vacas, impulsionando a produtividade, a linha conta com fórmula de alta tecnologia, incluindo os ingredientes CRINA®, RumiStar™, aliados aos Minerais Tortuga. Além disso, estão alinhados ao conceito OVN® (Optimum Vitamin Nutrition), uma linha de pesquisa da DSM que analisa a suplementação vitamínica sob a perspectiva de aumento de desempenho do animal e da produção.

Serviço: Expoinel Minas 2020
Data: 1º a 8 de fevereiro
Local: Parque Fernando Costa (Uberaba, MG)
Realização: Associação Mineira dos Criadores de Nelore (Nelore Minas)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.