CI

Prefeitura mineira lança plano estratégico com foco no café

Mais de 25 milhões de sacas de café são vendidas por ano, com capacidade de armazenamento estático para mais de 10 milhões de sacas


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Quando se fala em Varginha, uma das primeiras coisas se vem à mente é: não é essa a cidade do ET? Famosa pela aparição ilustre, a cidade mineira se destaca também pela produção de café. Mais de 25 milhões de sacas de café são vendidas por ano, com capacidade de armazenamento estático para mais de 10 milhões de sacas. 

Só em 2020, o Porto Seco exportou 700 mil sacas de café.Grandes players do mercado mundial como Stockler (Grupo NGK), Louis Dreyfus e Volcafé estão presentes no município. Localizada no Sul de Minas, desde 2019, Varginha assumiu a liderança em exportação de café verde arábica. A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas, lançam nesta terça-feira (09), o Planejamento Estratégico do município. 

O objetivo é identificar e potencializar o crescimento econômico local a partir do café. A intenção é reunir empresas, instituições e lideranças locais para alinhar estratégias. O Sebrae Minas irá apoiar mais de 300 cidades mineiras na elaboração de seus planos municipais de desenvolvimento econômico. O planejamento estratégico irá traçar o cenário macroeconômico para os anos de 2022 até 2025 em Varginha. 

Sendo assim, os empreendedores, inclusive os cafeicultores poderão manter seus negócios e buscar oportunidades de crescimento. O Sebrae Minas é o principal parceiro de vários municípios mineiros na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento econômico, por meio da metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (Del). A instituição auxilia governos e entidades locais na estruturação de políticas públicas com foco no empreendedorismo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.