Produção sustentável é tema de congresso nacional de horticultura

Horticultura

Produção sustentável é tema de congresso nacional de horticultura

Evento acontece entre 6 e 10 de agosto e registra 55ª edição de estudos sobre olericultura
Por:
118 acessos

O município de Bonito sediará entre os dias 6 e 10 de agosto, o 55º congresso brasileiro de Olericultura realizado junto com o Encontro Latino-Americano de Horticultura. Para quem não conhece, a olericultura é um termo utilizado para designar o cultivo de várias espécies de hortaliças - chamadas popularmente de verduras e legumes.

Apesar do importante potencial agropecuário, o Estado ainda importa 85% da produção de hortifrutigranjeiros, segundo levantamento realizado pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS).

Na abertura da Showtec 2018, dia 17 de janeiro, aconteceu o lançamento do evento promovido pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH), e nesta edição, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

INICIATIVAS REGIONAIS

O congresso foi lançado no espaço da Vitrine Hortifrúti, uma iniciativa do Senar/MS que vai proporcionar o intercâmbio entre produtores rurais e empresas especializadas no ramo da horticultura.  A área é composta por canteiros apresentando as tecnologias de mulching – sistema que consiste em cobrir o solo com um filme plástico de espessura fina, para proteger a terra e o sistema radicular das plantas.

Outras tecnologias apresentadas na feira são a fertirrigação, cultivo protegido e novas cultivares de hortaliças.

Para o presidente do Congresso e professor da UEMS, Antonio Correa Filho, o evento deve proporcionar integração nesta cadeia produtiva. “Temos regiões com potenciais para grandes produções, como é o caso de Antonio João que tem condições propícias para plantio de tomate […] O evento contará com cursos, palestras e treinamentos sobre os temas produção sustentável, qualidade de vida e estímulo ao consumo”.

Do mesmo modo, a presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Nair Hojo Rebouça, reforçou: “No evento, além dos temas citados, vamos abordar também o ciclo completo do segmento, do plantio à mesa. É um evento consolidado, em nível nacional”


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink