CI

A escolha dos reprodutores é decisiva para o sistema de produção

Reprodutor e matriz têm o mesmo valor genético, cada indivíduo contribui com a metade de seu genoma no processo reprodutivo


Foto: Kadijah Suleiman

Reprodutor e matriz têm o mesmo valor genético, cada indivíduo contribui com a metade de seu genoma no processo reprodutivo. Entretanto, ao longo da vida reprodutiva, enquanto a vaca pode deixar entre seis e oito bezerros, uma média de um por ano, o touro pode ser pai de dezenas. Se o produtor rural fizer uso de inseminação artificial e não monta natural, esse número salta para casa de milhares. 

Outro ponto a considerar como estratégia reprodutiva é a taxa de reposição. Ela é em média 20% para matrizes e touros, mas enquanto para touros uma reserva ao redor de 2% já fornece um número suficiente de animais, para fêmeas é preciso mais da metade das filhas. 

Sendo assim, pode-se afirmar que o touro alavanca de 86% de todo o melhoramento que o pecuarista fará em seu plantel. Com tal investimento é possível progredir todo o rebanho. 

Pesquisador da Embrapa em Campo Grande (MS), Antonio Rosa, especialista em melhoramento genético animal, acumula experiência de mais de três décadas sobre o assunto e fala sobre no #EmbrapaResponde.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.