CI

Gergelim é opção para segunda safra em MT

Fácil cultivo e adaptação da oleaginosa conquista produtores


O gergelim é uma oleaginosa que tem ocupado destaque nas dietas mas também vem se consolidando como boa alternativa de renda na safrinha e ganhando o mercado externo com boa rentabilidade para os produtores. Entre suas características ciclo curto, com plantio e colheita ocorrendo entre 90 e 100 dias, pouco exigente em água e muito bem adaptado às condições climáticas brasileiras. Vem alcançando bom desempenho inclusive para proprietários de pequenas e médias propriedades agrícolas. 

Baseado nesses fatores o gergelim vem sendo a principal alternativa para a segunda safra no Vale do Araguaia, após a colheita da soja. Com 65 mil hectares plantados de gergelim na região, o município de Canarana (MT) é responsável por 90% da produção do grão especial no Brasil.
 
 O sucesso do cultivo do gergelim no Vale do Araguaia despertou o interesse de empresas exportadoras, como no caso da Agrícola Ferrari especializada em grãos que também trabalha em seu portfólio com culturas alternativas. “O gergelim pode ser usado tanto no mercado interno quanto no externo, nós particularmente focamos na exportação e esse é o nosso segundo ano com o grão que passa momentaneamente por uma boa aceitação, mas estamos trabalhando muito para melhorar algumas coisas a campo para que o nosso produto seja cada vez mais bem aceita fora do país”, destacou o gerente de negócios da empresa Alex Luviseto.
 
O apoio governamental na pesquisa também ajudou na evolução do gergelim, a pesquisadora Embrapa, Nair Arriel, destacou os resultados recentes obtidos com a BRS Anahí. “Uma das cultivares que tem despertado bastante interesse dos produtores da região é a BRS Anahí, cultivar de haste única com crescimento não ramificado, com uma produtividade em torno de 1.600 quilos por hectare, a coloração do grão é branca, muito aceita no mercado de panificação quanto para a exportação. A cultivar tem mostrado uma ótima adaptação em Canarana e maior produtividade em relação às demais variedades plantadas na região”, avaliou.
 
O gestor de Ativos da Embrapa, Bernardo Mendes avalia o cenário do gergelim na região de forma positiva, com fatores importantes ajudando no crescimento no número produtores a cada ano optando pelo grão na segunda safra. “A cada ano o gergelim tem crescido bastante e tendo uma aceitação muito boa, porque casa muito bem a demanda com uma região que produz de tudo, com tecnologia embarcada no cultivo é respondido de forma consistente na produção”, finalizou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.