CI

Agricultores de MT recebem Selo da Agricultura Familiar

Os produtos contemplados são hortaliças, frutas e derivados, como doces em compotas e licores artesanais, além de ovos semicaipiras.


Agricultores familiares do território rural Alto Paraguai, que fica no município de Nortelândia (MT), recebem, nesta sexta-feira (4), permissões de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura familiar (Sipaf). O Selo beneficiará produtores de leite e derivados. A entrega será durante uma oficina de políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), realizada pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso (DFDA-MT).

Atualmente, o Sipaf beneficia cerca de 150 mil agricultores familiares no Brasil. No estado do Mato Grosso, já foram entregues 26 Selos. Hoje, serão mais dois na região. Para a coordenadora do Sipaf, Simone Barreto, o crescimento das solicitações indica que a política está dando retorno aos agricultores familiares que já têm o Selo. O resultado positivo, segundo Simone, desperta o interesse em outros produtores. “Nosso objetivo é oferecer reconhecimento às produções e levar essa identificação do produto da agricultura familiar para quem se enquadra”, diz.

A delegada substituta do DFDA-MT, Luciana de Andrade Gallan, diz que os agricultores estão muito ansiosos para receber o Selo e que já existe um trabalho de conscientização sobre a importância dos alimentos receberem o Sipaf. “Os produtos da região do Mato Grosso são muito valorizados. Os agricultores já sabem da importância da identificação, por causa do valor agregado. Queremos aumentar cada vez mais o número de Selos na região”, aposta.

Mais Selos

A próxima entrega no Mato Grosso está prevista para o dia 9 de agosto, no município de Várzea Grande, que fica no território da Baixada Cuiabana. Lá, serão 12 permissões de uso do Sipaf, 11 para agricultores familiares e um para uma associação. Os produtos contemplados são hortaliças, frutas e derivados, como doces em compotas e licores artesanais, além de ovos semicaipiras.

A agricultora familiar Adriani Becker, de 39 anos, receberá o Sipaf na produção de ovos semicaipiras. Ela produz 14 dúzias por dia, que são vendidas na feira de Campo Verde. “O apoio dos programas do Governo tem sido o maior incentivo para nós. Isso gera visibilidade aos nossos produtos”, indica Adriani.

O Selo

O Sipaf é uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares. Para quem produz, é um instrumento de agregação de valor e de identidade. Saiba mais sobre o Sipaf aqui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.