CI

Querência recebe o programa Sucessão Familiar

Conteúdo do curso de inclui assuntos como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, entre outros


Conteúdo do curso de inclui assuntos como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, entre outros

Sucessão familiar é um assunto que preocupa produtores do mundo inteiro. O produtor de Juara, Etson Rosolin que já participou de várias missões técnicas do Sistema FAMATO/SENAR-MT, conta que observou problemas de sucessão familiar na Austrália, Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Para Rosolin, a sucessão foi natural. "Cada um dos meus filhos cuida de uma propriedade e sabem fazer tudo", conta com orgulho.

Mas não é comum para todos. A maioria dos produtores tem dificuldade de envolver os filhos e netos nos negócios da família. Para ajudar a minimizar essa dificuldade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) iniciou nesta terça-feira (16), mais uma turma do Programa Especial Sucessão Familiar, em Querência.

Além deste programa especial, o SENAR-MT também oferece palestras de sensibilização onde se fala sobre a importância do processo sucessório para o crescimento e desenvolvimento da empresa familiar no meio rural. O conteúdo das palestras de sensibilização inclui ainda assuntos como objetivo do planejamento sucessório para o futuro da sucessão da empresa, aspectos tributários da atividade rural e diversos outros temas relacionados ao assunto.

Para sensibilizar, divulgar e mostrar a importância da Sucessão Familiar já estão programadas para o próximo dia 26 palestras para os municípios de Água Boa e Sorriso. Já em Nova Xavantina a palestra de sensibilização da Sucessão Familiar acontece no próximo dia 30 de setembro.

PROGRAMA ESPECIAL SUCESSÃO FAMILIAR  

A gestora do programa, Mariana Licursi, pontua que o principal objetivo é conscientizar os participantes da importância do processo sucessório nas empresas familiares do agronegócio.

O conteúdo do curso de Sucessão Familiar ofertado pelo SENAR-MT inclui assuntos como o patrimônio e a gestão, preservação dos relacionamentos, respeito e construção das histórias das empresas familiares e análises financeiras e contábeis como instrumentos para tomada de decisões. "Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer ferramentas estratégicas de gestão para as empresas familiares e, vários outros assuntos".

Requisitos 

 Para participar do programa os pré-requisitos são ter mais de 18 anos, alfabetizado com noções básicas de matemática e ainda ter dois membros da família na mesma turma: o sucessor e o sucedido.

Os interessados tanto em solicitar as palestras de sensibilização, quanto o programa especial de Sucessão Familiar devem procurar o Sindicato Rural do seu município para verificar se há treinamentos e palestras sobre o tema previstas e se há vagas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.