CI

Sorriso terá barreira sanitária no Arranca Safra

Operação quer evitar a proliferação da Covid-19


Foto: Pixabay

A colheita de soja está prestes a começar em Sorriso (MT) campeão nacional em produção da oleaginosa. O transporte das fazendas para armazéns já iniciou e será intensificado nos próximos dias quando muitos trabalhadores de fora, principalmente transportadores, são aguardados para levar grãos aos armazéns ou para municípios da região.

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (11) entre a Administração Municipal e o Sindicato Rural definiu medidas para evitar a proliferação da Covid-19 durante a operação Arranca Safra 2021. “O Sindicato está constantemente repassando informações aos produtores e intensificando o fato de que qualquer pessoa que se sentir mal deve ser encaminhada para atendimento no Hospital de Campanha (HC) nos primeiros sintomas”, frisa o presidente, Silvano Felipetto.

Segundo o prefeito, Ari Lafin, o município está preparado para atender a demanda durante a safra mas ressalta que é essencial que todos sigam as medidas preventivas como a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara, do álcool 70%, dentre outras. A intenção, de acordo com o prefeito, é elaborar um plano que possa ser usado como barreira sanitária durante o período. “Juntamente com o Sindicato nós vamos orientar os produtores nesse sentido”, explica.

Entre as orientações está o pedido para a disponibilização de testes rápidos no momento das contratações. “Sabemos que é difícil e que tem custos, mas pedimos que quem possa fazer a testagem que o faça. Estamos discutindo formas de apoiar o Sindicato nesse sentido”, acrescenta.

O prefeito destaca que qualquer pessoa que sentir sintoma deve imediatamente procurar o HC para consulta e realização dos testes. “Volto a dizer que temos profissionais e testes à disposição; ofertamos atendimento 24 horas, portanto qualquer cidadão que necessitar de auxílio pode nos procurar. Destaco aos motoristas que estão vindo de fora que podem e devem procurar o HC”, salienta.

Para dar continuidade ao plano de trabalho, ainda nesta semana o prefeito e o presidente do Sindicato devem participar de uma reunião com representantes das cooperativas locais para discutir orientações sob o comando técnico da equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento. Desde o início da pandemia morreram 117 pessoas em Sorriso em decorrência da Covid.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.