CI

Terra Legal entrega 350 títulos em seis municípios do Pará

No próximo sábado (9), a Sead fará mais uma entrega de títulos de terra a agricultores paraenses


Em Concórdia do Pará, município localizado na região Nordeste do Estado, agricultores familiares puderam, no último sábado (2), realizar um grande sonho: receber o documento que comprova a posse das propriedades onde vivem. Na data, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio do Programa Terra Legal, promoveu a entrega de 350 títulos que, entre muitas vantagens, possibilitam o acesso dos beneficiários a outras políticas públicas, como as de crédito e de comercialização.

Os titulados são também dos municípios Acará, São Domingos do Capim, Bujarú, Tomé-Açu, Aurora do Pará. Para que a entrega fosse realizada, a coordenação estadual do Terra Legal, realizou mutirão externo em Concórdia. Na ação a equipe técnica do programa deslocou-se ao município para visitar agricultores em suas propriedades, obter documentos a fim de realizar cadastros e a instrução processual, e ainda tirar dúvidas dos beneficiários quanto à situação dos processos e os passos para a titularização. Os mutirões duram cerca de duas semanas em cada local.

O chefe de divisão do Programa Terra Legal no Pará, James Frederico Medeiros, destacou a importância da entrega de títulos na região enfatizando que a meta para o estado até o fim do ano é titular mais de cinco mil famílias de agricultores. “As ações de regularização fundiária do Terra Legal têm cada vez mais aberto o caminho para o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, e no estado do Pará não tem sido diferente. Estamos percorrendo vários municípios em busca de proporcionar ao agricultor familiar o sonho da terra regularizada para que eles possam produzir mais, ganhar segurança jurídica e ter acesso a outras políticas públicas. São agricultores que aguardam por mais de 20, 30 e as vezes até 40 anos, essa oportunidade”, explicou Medeiros.

Nova entrega

No próximo sábado (9), a Sead fará mais uma entrega de títulos de terra a agricultores paraenses. Dessa vez, o evento acontece em Rurópolis, na região Sudeste do Estado. Ao todo, cerca de 126 famílias serão beneficiadas com a ação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.