CI

Exportações aquecem mercado e sustentam arroz no RS

Valorização dos indicadores internacionais e o dólar mais alto ampliaram o interesse


Foto: José Luis da Silva Nunes

O arroz em casca no Rio Grande do Sul voltou a registrar leve recuperação de preços, apoiado pelo aumento da procura externa. Segundo dados divulgados pelo Cepea, o avanço dos embarques brasileiros, a valorização dos indicadores internacionais e o dólar mais alto ampliaram o interesse de exportadores por lotes no estado.

A reação dos preços ocorre em um mercado ainda marcado por baixa liquidez no ambiente doméstico. De acordo com pesquisadores do Cepea, a comercialização do arroz beneficiado segue enfrentando dificuldades, o que reduz a presença de compradores e vendedores nas negociações internas. No lado externo, porém, o cenário tem sido mais favorável. A combinação entre câmbio valorizado, indicadores internacionais em alta e maior ritmo das exportações brasileiras fortaleceu a demanda por arroz em casca com perfil voltado ao embarque.

Outro fator que contribuiu para a sustentação dos preços foi a oferta limitada de arroz com rendimento de 56% de grãos inteiros, padrão tradicionalmente direcionado ao mercado internacional. De acordo com levantamento do Cepea, a baixa disponibilidade desse tipo de produto levou exportadores a ampliar também a busca por lotes com 58% de inteiros.

Com isso, mesmo diante de um mercado interno pouco aquecido, a procura para exportação passou a dar suporte às cotações no Rio Grande do Sul. Para pesquisadores do Cepea, a necessidade de compra por parte dos exportadores, somada à restrição de oferta de lotes com maior aderência ao mercado externo, explica o movimento recente de alta nos preços do arroz em casca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7