CI

Embrapa Solos constrói primeira barragem subterrânea oficial de Moçambique

A Embrapa Solos por meio de sua Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento implantou a primeira barragem subterrânea daquele País.


Entre os dias 20 de agosto e 04 de setembro, a Embrapa Solos por meio de sua Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento, sediada no Recife (UEP Recife), implantou, no distrito de Namiconha, da província de Nampula, em Moçambique, a primeira barragem subterrânea daquele País.

Participaram da missão Moçambique, os pesquisadores Maria Sonia Lopes da Silva e Manoel Batista de Oliveira Neto, da Embrapa Solos UEP Recife, e Henoque Ribeiro Silva, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa. Os objetivos da missão foram capacitar agricultores, pesquisadores e técnicos da extensão rural, na construção, manejo, dimensionamento da capacidade de armazenamento e usos da água em barragem subterrânea e construir uma unidade piloto de barragem subterrânea.

A capacitação de técnicos e agricultores

A capacitação aconteceu em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma oficina sobre Construção e manejo de barragem subterrânea. Manoel Neto abordou os principais geoambientes e potencialidades dos diferentes tipos de solo para implantação de barragens subterrâneas. Em seguida, Maria Sonia, discorreu sobre tipos e modelos, parâmetros técnicos para construção, e manejo do solo e da água em área de barragem subterrânea Por fim, Henoque Ribeiro capacitou os participantes em como dimensionar o volume total de armazenamento da água na bacia de acumulação, bem como orientar para os diversos usos da água, como na irrigação, utilização doméstica, consumo humano e dessedentação animal.

 Na segunda etapa do processo, foi realizado um dia de campo, no local da construção da unidade piloto, o que proporcionou aos participantes oportunidade de discutir, in loco, sobre o geoambiente, características do solo e as diversas etapas de construção.

"Presenciar a vala aberta e a colocação da lona plástica, isto não tem curso, vídeo ou qualquer outro recurso audiovisual que substitua o aprendizado. Para aprender a construir uma barragem, a melhor forma é aprender fazendo e foi isso que esse treinamento nos permitiu", afirmou o pesquisador Momade Ibraimo, pedólogo do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

A construção da unidade piloto de barragem subterrânea

A unidade piloto de barragem subterrânea foi construída no Distrito de Namiconha, na comunidade da Associação Paulo Samuel Kamkhomba, em Nampula. A barragem construída possui uma área de influência (de umidade armazenada), de aproximadamente um hectare, parede com 93 m e vertedouro de 8 m de largura. Dentro da área da barragem, distante aproximadamente 5 a 7 m do vertedouro, foi construído um poço tipo cacimbão para captação e armazenamento de água.

A comunidade participou de todas as etapas da construção, desde a seleção do local até a finalização do poço. Para Manoel Neto, "em Moçambique, por onde andamos na Província de Nampula, as condições são muito propicias para a construção de barragem subterrânea. Quem dera tivéssemos essas condições de geologia, solo, relevo e precipitação média aqui no Nordeste do Brasil, a gente ia transformar nosso Semiárido num oásis".

A expectativa após a missão

Após a missão Moçambique, em reunião na sede da SwissContact, em Pretória, com o diretor de Projeto para Moçambique, Franco Scotti, foi discutida a possibilidade da implantação de cinco unidades de barragens subterrâneas, distribuídas ao longo do Corredor de Nacala, Moçambique. Com base na informação técnica dos pesquisadores da Embrapa de que as condições geoambientais da região de Nampula são favoráveis para a construção de barragens Franco Scotti mostrou-se favorável a replicar mais unidades em Moçambique.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.