CI

1ª Feira da Agricultura Familiar é realizada em Isaías Coelho

A população teve a oportunidade de adquirir produtos oriundos da agricultura irrigada, comidas típicas e do artesanato local


Com uma realização da Prefeitura de Isaías Coelho através da Secretaria Municipal de Agricultura e apoio de órgãos do Governo do Estado, foi realizada no final da tarde e início de noite desta sexta-feira, 03 de novembro, a 1ª Feira da Agricultura Familiar do município. O objetivo do evento foi o de fortalecer a agricultura local abrindo novas oportunidades aos produtores de expor e comercializar seus produtos.

Com diversos estandes montados na Praça de Eventos, a população teve a oportunidade de adquirir produtos oriundos da agricultura irrigada, comidas típicas e do artesanato local. Durante o evento, por meio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente, foram distribuídos mudas de palma forrageira e mudas frutíferas.

Logo após a visita aos estandes, aconteceu a solenidade de abertura da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Isaías Coelho. Diversas autoridades participaram do evento, dentre elas, o prefeito Francisco Eudes Castelo Branco e a primeira-dama Maria José; o deputado estadual e secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho; o coordenador da Coordenadoria de Fomento à Irrigação, ex-deputado B. Sá; os prefeitos Gil Carlos (São João e atual presidente da APPM), Neim (Campinas) e Milton (Floresta do Piauí); representes do EMATER e da SDR; o vice-prefeito Demarzinho; a secretária municipal de agricultura, Crizangela Campos e seu esposo Ismael Mauriz, que é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de demais secretários municipais e vereadores.

“É motivo de muita alegria poder incentivar e proporcionar a todos os envolvidos nesta feira a oportunidade de mostrar e comercializar seus produtos, valorizando assim, a nossa produção local. Agradeço ao prefeito pela confiança e apoio, aos parceiros, a nossa equipe técnica e das demais secretárias e principalmente aos agricultores, irrigantes, o pessoal do artesanato e das comidas típicas, que foram fundamentais para que este evento se tornasse possível”, destacou Crizangela Campos.

Já o Dr. Francisco Eudes, prefeito da cidade, lembrou durante entrevista que além dos produtores terem a oportunidade de expor seus produtos, também passam a aumentar suas rendas através da comercialização de seus produtos. “Com esta feira os nossos agricultores se sentem mais valorizados e tem suas rendas melhoradas, aquecendo assim, a economia local. Vivemos numa região onde sofremos com a seca, mas temos um povo que tem força de vontade, perseverança e gosta de trabalhar e produzir”, destacou o gestor.

O ex-deputado B. Sá expressou sua alegria em contribuir com a Feira. “Nós que fazemos a Coordenadoria de Fomento à Irrigação do estado do Piauí (COFIR) estamos envaidecidos porque aqui foi um município que colocamos kits de irrigação familiar e já estamos vendo resultados com alguns produtores orgulhosos, estando aqui hoje comercializando seus produtos através da irrigação. Parabéns a todos os que fazem a administração de Isaías Coelho e que este exemplo possa ser imitado pelos demais municípios”.

Outro que destacou a importância do evento foi o prefeito e atual presidente da APPM, Dr. Gil Carlos: “Muito importante esta iniciativa que traz resultados para o mais importante setor da economia do município, que é o setor primário, do campo. Nós temos um modelo de minifúndio com a produção através da agricultura familiar que dá sustentabilidade a economia no município e o prefeito Francisco Eudes chama pra si esta responsabilidade de que, em parceria com o homem do campo e as entidades organizadas, melhorar as condições para a produção. Então está de parabéns o prefeito, sua equipe e os agricultores deste município”, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.