CI

Fazenda Rhoelandt comprova resultado superior com bezerras filhas de touros Immunity+™

Semex apresenta o programa durante a Agroleite


Semex apresenta o programa durante a Agroleite

Propriedade de Ronald e Henrietta Rabbers, a Fazenda Rhoelandt, localizada em Castro (PR), destaca-se pelo alto desempenho em produção de leite. Este resultado foi conquistado graças ao monitoramento profissional minucioso e grande controle de dados na criação do rebanho.

Em janeiro de 2016, a Fazenda Rhoelandt e Qualy Calf Consultoria Veterinária - responsável pela área de criação de bezerros e controle de mastite da fazenda, liderada pela doutora Cristiane Azevedo - agrupou todos os dados da propriedade para fazer uma retrospectiva das bezerras nascidas nos últimos 20 meses. O objetivo foi comparar o desempenho das filhas de touros com selo Immunity+™ e as filhas de touros convencionais. O Immunity+™ é um programa da Semex que identifica touros geneticamente testados e selecionados com alta resposta imune e herdabilidade de 30%. As características dos animais são transmitidas para suas filhas, que se tornam mais resistentes às doenças, melhora a resposta para vacinas comerciais, além de promover  alta qualidade na produção de colostro (primeiro leite secretado) e uma vida mais longa e saudável.

Durante o levantamento de dados foram avaliadas 305 bezerras, sendo 94 filhas de touros Immunity+™ e 211 contemporâneas, nascidas entre junho de 2014 e janeiro de 2016. As bezerras filhas de touros Immunity+™ tiveram um desempenho superior em peso ao desmame, com cerca de 139.42 Kgs e 133.3 Kgs, apresentando 6% a mais no ganho de peso diário até o desmame e menor tratamento para diarreia entre (3,4 % e 6%. Não foram registrados casos de diarreia e pneumonia concomintamente, já para o grupo de bezerras convencionais, o índice foi de 3%. As bezerras, filhas de touroImmunity+™, também apresentaram uma proporção de 12% a menos em tratamentos para pneumonia e 29,8% de tratamentos em geral. Na taxa de mortalidade houve uma diferença significativa de 2,1%, ou seja, a cada 24 bezerras, duas faleceram. Já para as demais bezerras a taxa foi de 6.6%, ou seja, quatorze entre 211 faleceram.

Os resultados coletados na fazenda Rhoelandt puderam comprovar a eficiência do programa Immunity+™ através da superioridade em sanidade e alto desempenho das bezerras avaliadas. Entretanto, os números reforçam o que aponta a pesquisa realizada há 20 anos pelo Dr. Bonnie Mallard, da Universidade de Guelph (Ontário, Canadá): animais com maior imunidade são mais resistentes às várias enfermidades que afetam rebanhos leiteiros.

Parceira da Semex, a Fazenda Rhoelandt foi uma das primeiras a adotar a tecnologia Immunity+™. “Sempre trabalhamos com a genética Semex e temos resultados fantásticos. Com a Semex produzimos as vacas do jeito que idealizamos. Além disto, a Rhoelandt é a única fazenda que coleciona oito premiações de criador supremo, lactações e classificações significativas”, comenta Ronald Rabbers.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.