CI

Consumidores vão testar chá-mate descafeinado

Neste sábado, 09/06, quem passar pelo Mercado Municipal de Curitiba vai poder participar de testes sensoriais com chá-mate


Neste sábado, 09/06, quem passar pelo Mercado Municipal de Curitiba vai poder participar de testes sensoriais com chá-mate. Promovido pela Embrapa Florestas, o objetivo é verificar a aceitação (método afetivo) de amostras pelos consumidores, identificando assim, se materiais genéticos descafeinados de erva-mate produzem produtos finais de melhor aceitação ou aceitação similar aos tradicionais. Espera-se que cerca de 100 pessoas participem da análise.

Este é o quarto evento realizado com este objetivo e, desta vez, será avaliada a aceitação de chás mate obtidos com diferentes clones de erva-mate sem cafeína (descafeinados naturalmente) em comparação a marcas comerciais já existentes no mercado. 

O teste abrange informações como dados demográficos (sexo, idade, instrução), a aceitabilidade dos produtos (escala hedônica de 9 pontos) e intenção de compra.

Os participantes vão degustar 7 amostras de chás mate oriundos de diferentes materiais genéticos descafeinados, comparando-os a duas marcas comerciais. 

A intenção da equipe da Embrapa Florestas durante os testes também é a interação com os consumidores, para troca de experiências e percepções sobre o consumo de erva-mate. 

Esta análise é parte do projeto de pesquisa da Embrapa Florestas "Desenvolvimento de material genético melhorado e tecnologias de produção de erva mate - Fase II".

Pesquisa científica e novas opções a produtores rurais e consumidores

Tradicionalmente associada ao consumo de chimarrão e chás, a erva-mate pode ganhar mais utilidades nos mercados de alimentos, cosméticos e detergentes. Pesquisadores da Embrapa estão trabalhando no desenvolvimento de plantas com teores conhecidos de cafeína e outros componentes de interesse, como teobromina e compostos fenólicos (antioxidantes).

Estes trabalhos podem revolucionar o sistema de produção da erva-mate e a forma de consumo, pois abrem caminho para uma variada gama de novos produtos. Existe potencial para desenvolvimento em diferentes frentes: da cafeína, com bebidas e alimentos energéticos ou descafeinados, como no caso das amostras que serão analisadas pelos consumidores neste sábado; da teobromina, com produtos como relaxantes musculares, diuréticos e vasodilatadores; e com compostos fenólicos, os flavonoides, que são antioxidantes e podem trazer benefícios para a saúde, além de aprimorar a composição nutricional e sensorial dos alimentos, bem como ajudar em sua conservação. 

Para saber mais sobre estas pesquisas, acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11010596/genetica-e-manejo-alteram-teor-de-cafeina-em-plantas-de-erva-mate

Serviço:
Local: Mercado Municipal de Curitiba (entrada da Av. Sete de Setembro, 1865)
Horário: 9h - até completar 100 participantes
Fontes: pesquisadores Ivar Wendling e Rossana Catie Bueno de Godoy - Embrapa Florestas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.