CI

Lançada em Curitiba Feira da Agricultura Familiar

A 1.ª Feira da Agricultura Familiar será em junho, no Mercado Municipal de Curitiba


Foto: Marcel Oliveira

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) lançou nesta terça-feira (18) a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Paraná, que reunirá produtores e compradores em um único lugar.

O anúncio foi feito na sede da federação, em Curitiba, e teve a participação do prefeito Rafael Greca e de mais de 50 expositores.

“A agricultura familiar tem capacidade de intenção e invenção, de construção de seu espaço o tempo todo, é a força econômica do Paraná por natureza”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “E nós tudo devemos fazer para ajudar”, acrescentou. Ele salientou que o Estado age de forma ativa, com reforço na assistência técnica, na orientação e na pesquisa. “É um esforço que estamos fazendo de olhar a vida rural como um todo”, afirmou o secretário.

Ele falou sobre o anúncio de pavimentação de 350 quilômetros de estradas rurais e o lançamento do programa Coopera Paraná, que visa capacitar a agricultura familiar para produzir, processar e entregar produtos na forma de associação, cooperativa ou agroindústria individual.

Ortigara adiantou ainda que, em março, devem ser anunciados o programa Banco do Agricultor, com juros reduzidos, e a possibilidade de pequenas agroindústrias ampliarem seu raio de comercialização para fora de seus municípios. Além disso, segundo ele, o Estado estuda o retorno da Feira Sabores do Paraná.

MERCADO MUNICIPAL - A 1.ª Feira da Agricultura Familiar será em junho, no Mercado Municipal de Curitiba. A previsão é que pelo menos 200 expositores levem seus produtos e consigam expandir e fortalecer os negócios.

Proposto pela Fetaep, o evento tem entre os parceiros, além do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, o Senar e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) filiados à federação.

O presidente da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla, disse que o objetivo é estimular novos empreendimentos, principalmente para o agricultor que está na fase inicial do negócio. “Ele terá a oportunidade de se aproximar do público final, conhecer as exigências do consumidor e melhorar ainda mais o seu produto para participar desse mercado de forma competitiva”, afirmou.

O evento também contou com a presença, entre outros, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Natalino Avance de Souza; do presidente da Ceasa, Éder Bublitz; do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Damaso Gusi; da prefeita de Agudos do Sul, Luciane Maira Teixeira; e do coordenador da Expedição Agricultura Familiar, Giovani Ferreira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.