CI

Tarde de campo apresenta resultado de tecnologia sustentável de produção de tomate

O Sistema de Produção de Tomate em ambiente sustentável –Tomatec– é uma opção já consolidada


Emater e  Embrapa, em parceria com Agrocinco, Syngenta, Secretaria de Estado da Agricultura e  Fundação Eliseu Alves (Brasília), realizaram, 22 de novembro, em Faxinal,  a 2ª Tarde de Campo– Tomatec (tomate em cultivo sustentável, com a presença de 70 pessoas, entre produtores de tomate, técnicos e representantes de instituições parceiras. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Odair Correa Santos, na comunidade Três Barras, onde foi instalada a unidade de referência, com o plantio de 1.800 mudas de tomate da variedade BRS Nagai F1, desenvolvida  pela Embrapa-Solos.

O Sistema de Produção de Tomate  em ambiente sustentável –Tomatec– é uma opção já consolidada entre as boas práticas agrícolas voltadas à produção de tomate de mesa de qualidade, com menos insumos, focado na valorização econômica do produto e segurança alimentar.

Essa tecnologia inovadora foi desenvolvida e aperfeiçoada pela Embrapa- Solos ao longo de 20 anos de pesquisa, realizada em parceira com agricultores e instituições de pesquisa, ensino e extensão. Testada em diversas regiões do País, encontra-se em plena adoção no estado do Rio de Janeiro.

Os princípios do Tomatec são: manejo e conservação do solo; maior eficiência no uso da água de irrigação; maior eficiência no uso de fertilizantes; MIP -manejo integrado de pragas; tutoramento vertical das plantas com fitilhos e proteção física dos frutos (ensacamento).

Faxinal é um dos município do Paraná que está realizando evento de demonstração da tecnologia sustentável, o ensacamento do tomate. São ações desenvolvidas dentro do projeto Hortinorte, que abrange as regiões de Ivaiporã, Londrina, Cornélio Procópio e Santo Antonio da Platina.

Emater


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.