CI

Chuva volta ao Sul e pode superar 150 mm

Nesta terça-feira, 25, a instabilidade começa a aumentar


Foto: Pixabay

A chuva volta a ganhar força na Região Sul nesta semana, com mudança nas condições do tempo a partir desta terça-feira, 25 de agosto. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados entre 24 e 31 de agosto podem superar 150 milímetros em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A semana começou com tempo seco e estável nos três estados do Sul, mas o cenário deve mudar gradualmente nos próximos dias. A primeira alteração ocorre com a formação de um sistema de baixa pressão associada à propagação de um cavado em superfície.

Nesta terça-feira, 25, a instabilidade começa a aumentar, preparando o avanço das precipitações pela região. A previsão indica pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no leste do Paraná, com deslocamento para o norte de Santa Catarina ao longo da quarta-feira, 26. No fim da quarta-feira, a tendência é de diminuição da instabilidade nessas áreas. A trégua, porém, deve ser curta.

Uma nova frente fria começa a mudar novamente o tempo a partir da tarde de quinta-feira, 27, desta vez com maior impacto sobre o Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet, o sistema favorece a formação de áreas de instabilidade e deve provocar pancadas de chuva com trovoadas no estado no fim do dia.

Inicialmente, os maiores volumes são esperados entre o sul e o leste gaúcho. Nos dias seguintes, as áreas de chuva devem se espalhar por todo o Rio Grande do Sul e avançar em direção ao centro-sul de Santa Catarina.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A intensificação das precipitações deve elevar os acumulados no fim da semana. O Inmet prevê volumes diários superiores a 50 mm em áreas do Sul até o encerramento do período analisado.

No acumulado entre 24 e 31 de agosto, o modelo numérico do instituto aponta possibilidade de mais de 150 mm no norte, nordeste e centro-sul do Rio Grande do Sul e também no sul de Santa Catarina. São os maiores volumes previstos para o país durante o período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7