CI

Média diária exportada de soja cresceu 84,6% em abril desse ano

Brasil exportou 826,63 mil toneladas de soja em grão por dia


Foto: Eliza Maliszewski

Em abril, até a quarta semana, o Brasil exportou, em média, 826,63 mil toneladas de soja em grão por dia. A média diária está 84,6% acima do registrado em igual mês do ano passado. Se este ritmo continuar na última semana do mês, o país pode exportar acima de 16 milhões de toneladas no acumulado de abril, o que seria recorde. 

O maior volume mensal já embarcado foi em maio de 2018, de 12,35 milhões de toneladas de soja. E o segundo maior volume já exportado foi este ano, em março, quando o país embarcou 11,64 milhões de toneladas do grão. 

No acumulado de janeiro a março, últimos números consolidados, o Brasil exportou 18,25 milhões de toneladas de soja, 5,3% mais que no mesmo período de 2019. A China comprou 74,1% do total exportado pelo Brasil esse ano.  As exportações em bom ritmo, junto com o dólar valorizado, são os principais fatores de sustentação e altas nos preços da soja em grão no mercado brasileiro este ano. 

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em Paranaguá-PR, praça referência,  a saca de 60 quilos está cotada em R$105,00 (27/4). A soja está custando 38,2% mais na comparação com igual período do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.