CI

Fruticultura garante renda adicional na agricultura familiar

O projeto econômico horticultura é prioritário e abrange a fruticulturas, olericultura e produção de flores e palmáceas.


Roncador está localizado na região centro-ocidental paranaense e pertence à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão –Comcam. O município   possui 12 mil habitantes e seu perfil econômico é baseado na agropecuária, sendo que a pecuária leiteira predomina na maioria das propriedades, exploradas principalmente pelos 387 agricultores familiares locais, segundo dados do perfil da realidade municipal de 2017.

Buscando diversificar as atividades e as fontes de renda, algumas famílias têm procurado alternativas adaptadas para a região, principalmente ao clima e solo locais.  Assim aconteceu com a família do senhor Mário Kovalek e senhora Lourdes Maestra Kovalek, que  iníciou o cultivo de frutíferas em 2.000, incentivada por projeto implantado em Iretama. O casal plantou 2 mil plantas de pêssego, mas não obteve o sucesso esperado, pois as variedades não eram as indicadas para a região. A produção iniciou em 2003. Mas, além da baixa produtividade, os dois tiveram muitas dificuldades na comercialização. Em 2.006, então, reduziram o pomar para apenas 300 pés, em função do mercado e preços recebidos pela produção.

Com  persistência e confiança num futuro promissor na atividade, em 2.014, em conjunto com o filho, os dois plantaram mais 600 pés, que estão entrando em produção nesta safra, totalizando 900 plantas, numa área de um alqueire. A produtividade média da propriedade, a partir do quinto ano, é de quilos quilos por planta, aproximadamente 40 toneladas por hectare, com custo de produção em torno de R$2,00 por quilo,  comercializado a R$5,00. As variedades plantadas são BRS Fascínio e Charme (de polpa branca). O período de produção vai de meados de outubro a final de dezembro (este ano atrasou em decorrência da estiagem registrada no período do inverno). Sete por cento da comercialização e realizada diretamente aos consumidores e na propriedade, o restante com pequenos mercados de Roncador e região.

Além do Senhor Mário e a esposa Lourdes, o filho Douglas, que é engenheiro agrônomo, atua na atividade. “Apesar da propriedade ter áreas destinadas a cultivos de grãos e produção leiteira, a fruticultura tem se mostrada uma excelente alternativa de negócios com agregação de valor e renda, após a estabilização na produção e alcance de novos mercados, novas opções estão sendo pensadas para investimentos futuros” informa Douglas.

O projeto econômico horticultura é prioritário e  abrange a fruticulturas, olericultura e produção de flores e palmáceas. Tem 12 profissionais do Instituto Emater da região envolvidos com esse trabalho, no atendimento a 188 produtores, que plantam 171 hectares.


* Responsável pela área de fruticultura – Instituto Emater - unidade municipal de Araruna.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.