CI

CNA quer prorrogação do ZARC para milho

Atrasos do plantio da soja na primeira safra e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha


Foto: Marcel Oliveira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou, na sexta (26), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício para solicitar, por 10 dias, a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para semeadura do milho segunda safra no Paraná e em Mato Grosso.

No documento encaminhado ao secretário de Política Agrícola, César Halum, , a CNA justifica que os atrasos do plantio da soja na primeira safra e as chuvas em fevereiro levaram a um atraso significativo do plantio do milho safrinha. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas 20% da área de milho foi semeada até a semana passada, enquanto os prazos indicados pelo ZARC haviam se encerrado.

“A semeadura posterior à indicação do ZARC traz consequências para os produtores, que perdem o direito à subvenção do seguro rural e à indenização no caso de perdas de produção, além da cobertura do Proagro”, explica o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.

Na avaliação de Arioli, o pleito é necessário, pois, apesar de a Portaria 412/2020 do Mapa prever que o ZARC não será alterado durante o andamento da safra atual, o milho segunda safra é de extrema importância para o abastecimento interno.

De acordo com a Conab, há apenas 7,3 milhões de toneladas de milho em estoque, o menor volume dos últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, somente o consumo interno deverá crescer mais de 5% em 2021. “Diante desse cenário, contamos com o apoio desta Secretaria para a prorrogação”, reforça o presidente da Comissão.

*dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.