CI

Produtores Rurais de Itatiaia participam de Encontro de Bovinocultura de Leite

Encontro aconteceu na Associação de Moradores do Campo Alegre


Atentos a cada informação, cerca de 30 produtos Rurais de Itatiaia participaram na tarde de segunda-feira, dia 10, do I Encontro de Bovinocultura de Leite promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Emater/RJ.

O encontro aconteceu na Associação de Moradores do Campo Alegre e na ocasião os participantes tiveram a oportunidade não só de adquirir conhecimentos sobre a Bovinocultura de Leite, como também de tirar as duvidas durante as três palestras que foram apresentadas.

Na primeira, Associativismo/Organização, ministrada pela Extensionista Social da Emater/RJ, Maria Cristina C. Senatore, o público aprendeu mais sobre a importância de realizar um trabalho planejado e Organizado. Na sequencia, na palestra Profilaxia das Doenças, o médico veterinário Dr. Nilson Neves da Silva explicou as particularidades das principais doenças que atingem o rebanho - Febre Aftosa, Raiva e Brucelose, e finalizando o tema Febre Aftosa - A Importância da Vacinação foi o assunto enfatizado pela  representante do Núcleo de Defesa Animal de Resende, da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro Drª Shery Duque Pinheiro.

- Nosso objetivo com a realização das palestras foi esclarecer e conscientizar o máximo os produtores rurais e mostrar ainda a importância da vacinação do rebanho. Ano passado, por exemplo, tivemos um alcance de 91% do gado vacinado contra a febre aftosa, mas, esse ano, queremos atingir 100%, porém precisamos do compromisso do produtor em vacinar - disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales

Interessados em iniciar a criação de gado para produção de leite os irmãos, Geraldo e Gilberto Novaes, moradores do bairro Vila Flórida, viram no encontro a oportunidade de obter informações para a realização do trabalho que estão iniciando.

- Como estamos começando é importante estarmos sempre atentos a todas as dicas. Viemos dispostos a aprender e tirar todas as nossas duvidas, e essa palestra foi fundamental para iniciarmos o nosso trabalho - disse o produtor Geraldo Novaes.

Para o casal Ana Maria e Lailton, que estão reiniciando o trabalho de produção leiteira as informações foram muito bem vindas.

- Tínhamos uma produção, mas não deu certo e acabou, mas não desistimos e estamos recomeçando. Queremos fazer tudo certo e por isso assistirmos as três palestras e ficamos felizes em saber o interesse da Prefeitura em orientar os produtores também -  finalizou.

De acordo com o Secretario Desenvolvimento Econômico, o governo municipal já buscando junto ao Governo Federal emendas que possibilitem o município adquirir equipamentos como tratores, retroescavadeiras e caminhões que possam ajudar no trabalho do produtor rural do município.

Mais informações sobre o trabalho de Bovinocultura o produtor rural também pode adquirir na Secretaria Municipal de Desenvolvimento - Praça Maria Rocha Leão, nº20, Centro ou pelos telefones (24) 3352 1194 ou (24) 3352-6777 ramal 217.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.