Produtores Rurais de Itatiaia participam de Encontro de Bovinocultura de Leite
CI
Bovinocultura de Leite

Produtores Rurais de Itatiaia participam de Encontro de Bovinocultura de Leite

Encontro aconteceu na Associação de Moradores do Campo Alegre
Por:

Atentos a cada informação, cerca de 30 produtos Rurais de Itatiaia participaram na tarde de segunda-feira, dia 10, do I Encontro de Bovinocultura de Leite promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Emater/RJ.

O encontro aconteceu na Associação de Moradores do Campo Alegre e na ocasião os participantes tiveram a oportunidade não só de adquirir conhecimentos sobre a Bovinocultura de Leite, como também de tirar as duvidas durante as três palestras que foram apresentadas.

Na primeira, Associativismo/Organização, ministrada pela Extensionista Social da Emater/RJ, Maria Cristina C. Senatore, o público aprendeu mais sobre a importância de realizar um trabalho planejado e Organizado. Na sequencia, na palestra Profilaxia das Doenças, o médico veterinário Dr. Nilson Neves da Silva explicou as particularidades das principais doenças que atingem o rebanho - Febre Aftosa, Raiva e Brucelose, e finalizando o tema Febre Aftosa - A Importância da Vacinação foi o assunto enfatizado pela  representante do Núcleo de Defesa Animal de Resende, da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro Drª Shery Duque Pinheiro.

- Nosso objetivo com a realização das palestras foi esclarecer e conscientizar o máximo os produtores rurais e mostrar ainda a importância da vacinação do rebanho. Ano passado, por exemplo, tivemos um alcance de 91% do gado vacinado contra a febre aftosa, mas, esse ano, queremos atingir 100%, porém precisamos do compromisso do produtor em vacinar - disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales

Interessados em iniciar a criação de gado para produção de leite os irmãos, Geraldo e Gilberto Novaes, moradores do bairro Vila Flórida, viram no encontro a oportunidade de obter informações para a realização do trabalho que estão iniciando.

- Como estamos começando é importante estarmos sempre atentos a todas as dicas. Viemos dispostos a aprender e tirar todas as nossas duvidas, e essa palestra foi fundamental para iniciarmos o nosso trabalho - disse o produtor Geraldo Novaes.

Para o casal Ana Maria e Lailton, que estão reiniciando o trabalho de produção leiteira as informações foram muito bem vindas.

- Tínhamos uma produção, mas não deu certo e acabou, mas não desistimos e estamos recomeçando. Queremos fazer tudo certo e por isso assistirmos as três palestras e ficamos felizes em saber o interesse da Prefeitura em orientar os produtores também -  finalizou.

De acordo com o Secretario Desenvolvimento Econômico, o governo municipal já buscando junto ao Governo Federal emendas que possibilitem o município adquirir equipamentos como tratores, retroescavadeiras e caminhões que possam ajudar no trabalho do produtor rural do município.

Mais informações sobre o trabalho de Bovinocultura o produtor rural também pode adquirir na Secretaria Municipal de Desenvolvimento - Praça Maria Rocha Leão, nº20, Centro ou pelos telefones (24) 3352 1194 ou (24) 3352-6777 ramal 217.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink