CI

Evento em Nova Friburgo celebra cadeia do lúpulo na região serrana

De 19 a 22 de março, a cidade de Nova Friburgo sediará a 3º Festa da Flor do Lúpulo, no Country Clube do município


Foto: Divulgação

De 19 a 22 de março, a cidade de Nova Friburgo sediará a 3º Festa da Flor do Lúpulo, no Country Clube do município. O evento, realizado pela Associação Agrícola Nova Friburgo (Acianf), conta com o apoio da Embrapa e trará palestras e mesas-redondas sobre a cultura do lúpulo, tecnologias e pesquisas desenvolvidas para otimizar sua produção na região serrana do Rio de Janeiro. “O evento é importante para mostrar o avanço do lúpulo no estado e reforça a competência da região em relação ao tema”, destaca a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Maria de Aquino, que também integra a Rede Lúpulo Serra Fluminense.

Como pontapé inicial do evento, será inaugurada, na quinta-feira, 19 de março, a Praça do Lúpulo, às 19 horas, no Centro de Nova Friburgo. Mas a programação começa oficialmente na sexta-feira, dia 20, com quatro palestras e duas mesas-redondas. Além de Adriana, outros três pesquisadores da Embrapa farão apresentações no evento: Enio Fraga da Silva, da Embrapa Solos, Regina Isabel Nogueira e Maria de Lourdes de Souza, ambas da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Adriana e Enio participarão da mesa-redonda Tecnologias para produção de lúpulo. Ela falará sobre a iniciativa da Rede Lúpulo e a estratégia de ação interinstitucional para a pesquisa transdisciplinar e ele abordará o zoneamento do lúpulo como ferramenta para tomada de decisão pelos produtores rurais. A mesa também conta com a participação de Alexandre Jacintho Teixeira, da Emater-Rio, e Gabriel Braga Violento, consultor técnico da Acianf, que falarão, respectivamente, sobre os avanços e desafios no cultivo de lúpulo em Nova Friburgo e sobre a robustez da cultura e a fertilidade do solo.

Regina e Maria de Lourdes, por sua vez, participarão da mesa-redonda Cultura do lúpulo: processos e análises, ao lado de Teresa Yoshiko, do Viveiro Ninkasi, e Maria Fernanda de Albuquerque Fonseca, da Pesagro-Rio. Estas falarão sobre a produção do lúpulo em larga escala e as perspectivas para comercialização do produto, e as pesquisadoras da Embrapa abordarão principalmente aspectos ligados à agroindústria: processo de desidratação como alternativa para conservação do produto e análise de alfa e beta ácidos do lúpulo por cromatografia líquida de alta eficiência.

A sexta-feira também trará as palestras Processos para produção de cervejas artesanais, com o diretor-executivo da Beer Alliance, Sérgio Luís Paiva de Oliveira; Artropodofauna da cultura do lúpulo, com a engenheira agrônoma Elen de Lima Aguiar Menezes, da UFRRJ; Crédito rural para lúpulo no Estado do Rio de Janeiro, com o engenheiro agrônomo Luciano Gonçalves de Lima e o superintendente do Banco do Brasil Carlos Giovanio Rhis; e Uso de lúpulos frescos na fabricação de cervejas artesanais, com o sommellier José Padilha. 

A festa segue no fim de semana, quando ganha uma programação mais cultural e técnica. No sábado, dia 21, das 9 às 13 horas, será realizado o workshop Aspectos técnicos do lúpulo, com o pesquisador Duan Ceola, da Escola Superior de Cerveja e Malte. A parte da tarde promete animação, com música, comercialização de cervejas artesanais e food trucks no jardim do salão social do Country Clube. No domingo pela manhã, dia 22, será promovida uma visita técnica à Alpha Lúpulos, com acompanhamento da técnica agrícola Teresa Yoshiko Ozassa. O encerramento será com almoço na cervejaria Alpendorf, no distrito de Conquista.

Serviço

3ª Festa da Flor do Lúpulo
Data: 19 a 22 de março
Local: Country Clube de Nova Friburgo
Programação completa, inscrições e informações: 
https://www.sympla.com.br/3-festa-da-flor-do-lupulo__805013

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.