CI

Dia Especial do Leite fortalece bacia leiteira no município

O objetivo do evento foi capacitar o pequeno produtor rural com novas técnicas


Cerca de 70 produtores do município de Vale do Paraíso participaram na última sexta-feira (30), do Dia Especial do Leite na propriedade rural do agricultor Joaquim Antônio Vial o popular Kiko, localizada na Linha 200, KM 08, lote 64, gleba 25 zona rural, evento promovido pelo governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura – Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO escritório local de Vale do Paraiso. O anfitrião do evento o agricultor Joaquim Vial, chegou na localidade no ano de 1976 oriundo do Estado do Espirito Santo, hoje sua propriedade de 100 hectares chega a produzir 400 litros/dia com um rebanho de 60 cabeças de gado leiteiro, no local ainda tem plantação de café, arroz, milho e cana-de-açúcar, além de criação de galinha, porco e caprino, todo trabalho é tocado pela própria família.  

O objetivo do evento foi capacitar o pequeno produtor rural com novas técnicas de manejo de pastagem com irrigação e a utilização e recuperação mais rápida do solo, utilização de suplementação mineral, fertilizantes e melhorar a qualidade de alimentação animal, higienização na ordenha aumentando a produção e diminuindo os custos. O evento serviu ainda para divulgar as ações do governo do Estado para o fortalecimento da bacia leiteira na região de Vale do Paraíso (com um produção estimada em 58 mil litros de leite por dia),disseminar orientações aos produtores através de palestras. Uma das principais dificuldades para consolidar uma bacia leiteira é combinar quantidade, qualidade e regularidade da produção.

Para uma produção de leite bem-sucedida, o engenheiro agrônomo da Emater/RO Eraldo Ferreira de Passos afirmou durante sua palestra que a assistência técnica é fundamental, pois segundo ele, é a melhor forma das informações sobre técnicas atualizadas chegarem ao conhecimento dos produtores, mesmo os mais experientes.

Complementaram a programação palestras sobre genética com o médico veterinário Amâncio Estevão Neto, Pasto rotacionado e nutrição com a zootecnista Lilian Barbosa da Silva e Manejo do rebanho com a médica veterinária Lorena Souza.

O evento teve a participação do diretor presidente da Emater/RO Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, Antônio de Assis Furtado, gerente regional da Emater (território central de Rondônia), Pedro Paulo de Carvalho no ato representando a secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira, Ronaldo Estevão vice-prefeito de Vale do Paraíso e outras autoridades.

Com amplo conhecimento da pecuária leiteira o gerente regional da Emater/RO De Assis ressaltou a importância do Dia de Campo, para o fortalecimento da pecuária leiteira na região central do Estado, para que o produtor rural possa acompanhar as novas tendências e as novas tecnologias. De Assis explicou ainda que o objetivo maior do governo do Estado é apoiar e incentivar cada vez mais a agricultura familiar otimizando as alternativas viáveis para o melhoramento da produção o que fortalece a economia na cadeia produtiva e para isso a Emater tem técnicos qualificados para prestar toda assistência que se faz necessária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.