CI

RO: Deputado promove intercâmbio entre produtores rurais de Vilhena e Alvorada do Oeste

O encontro teve como objetivo aproximar os produtores da agricultura familiar de Vilhena e região


Cerca de 30 pequenos produtores rurais de Vilhena e acadêmicos de agronomia participaram de um intercâmbio com produtores de Alvorada do Oeste no último sábado (11).

O encontro, promovido pelo deputado Luizinho Goebel (PV), teve como objetivo aproximar os produtores da agricultura familiar de Vilhena e região com o plantio já consolidado do café em Alvorada do Oeste, principal atividade agrícola daquele município, secundada pelo inhame e a horticultura.

Depois de palestra aplicada pelo técnico da Emater, Geovane Tomiazzi Soares, onde técnicas de plantio, desenvolvimento da planta e a colheita foram repassadas para os produtores na propriedade da família Alves Moreira, os produtores vilhenenses conheceram a lavoura onde modernas técnicas de adubação, plantio, irrigação, desenvolvimento da planta e colheita já são aplicados.

“Cometemos muitos erros até alcançar a atual produtividade, algo que vocês não repetirão mais”, disse Claudinei Alves Moreira, um dos produtores da família cujos membros, cerca de 60 pessoas, vivem e produzem na mesma propriedade.

Também participaram do evento o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani e o gerente regional da Emater, Luciano Brandão.

O café de Rondônia já é considerado o segundo melhor do país. Tais resultados demonstram as potencialidades da tecnologia do café devido a associados com um bom preparo da área com adubação, manejo de hastes, desbrotas, irrigação, controle de plantas invasoras, controle fitossanitários e podas.

No Espírito Santo, está a maior área, com 286,4 mil hectares, seguida de Rondônia, com 94,6 mil hectares e da Bahia, com 48,6 mil hectares.

Para o deputado Luizinho a importância do intercâmbio está na troca de informações e de conhecimento da cultura do café, que o governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura está implantado em várias regiões de Rondônia, dentre elas, o cone Sul, distribuindo mudas e calcário gratuitamente.

“Nossa contribuição nesse processo é o de levar nossos produtores para conhecer a cultura onde ela está mais bem consolidada, como fizemos o ano passado trazendo produtores de Alvorada para conhecer nossa produção de hortifrutigranjeiros, viveiros e plantios de pinus e eucaliptos num processo de integração agrícola”, disse Luizinho Goebel.

O deputado lembrou que a agricultura tem sido o pilar mais importante da economia de Rondônia. Ele  enfatizou a necessidade de investir cada vez mais no campo para que haja geração de empregos e renda nas cidades.

ALE/RO - DECOM

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.