CI

Marcha da Integração histórica chega ao fim em Aceguá

Égua uruguaia chegou em primeiro lugar depois de 15 dias e 750 quilômetros de percurso


A maior Marcha de Integração da história do Cavalo Crioulo chegou aos últimos 40 quilômetros de trajeto. Antes da última largada, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe reiterou a premissa de testar a resistência da raça dentro do limite de cada exemplar. E lá se foram, nas estradas fronteiriças de Aceguá (RS), os marcheiros, lado a lado, na manhã de sábado, 14 de julho.

Em menos de duas horas de competição, os conjuntos estavam prestes a completar os 750 quilômetros necessários para concluir a marcha. E o primeiro a comemorar foi o box 33, Favorita La Invernada, égua uruguaia que completando o percurso em 6 horas, 26 minutos, 22 segundos e 76 centésimos, garantiu a primeira colocação. “É uma vitória preciosa, do Brasil e Uruguai juntos. Que se repita, muitas e muitas vezes”, comemorou o ginete, Gabriel Farias.

Uma emoção que somente a Marcha é capaz de proporcionar. Entre tempos e chegadas, a comemoração de cada competidor, junto aos amigos e familiares, mostrou que todos que todos que se aventuram no trajeto são vitoriosos. “Concluir a prova é muito importante, tanto quanto ganhar. É uma das principais provas de seleção da raça Crioula” explicou o vice-presidente de Eventos, Eduardo Azevedo.

No início das etapas livres, 95% dos animais competiram ao apresentarem plenas condições para o feito. Altos e baixos na estrada de chão batido trouxeram os desafios que engrandeceram a seleção, já destacada por números recordes de inscritos, além de tempos nunca atingidos em percursos anteriormente. “Isso ocorreu devido às condições dadas na concentração na Estância Santa Leontina, e a estrutura oferecida pela Cabanha Cevadura. Quem respeitou seus animais e o limite de cada exemplar, chegou até a final com excelência, muito bem. A marcha é a seletiva mais forte da raça Crioula, e só ela é capaz de fazer 750km em 15 dias, sem medicar e com alimentação restrita a pasto e a água”, registrou Suñe.

Para a organização, o desafio iniciou ao descobrirem o número de inscritos, nunca trabalhado antes. Mas dentro dos 130 hectares disponíveis para a acomodação dos 64 animais, todos passaram muito bem. “Mais uma marcha para selecionar além de cavalos, selecionar pessoas. Em 15 dias de convívio, é impossível também não selecionar amigos e desenvolver uma capacidade de resiliência. Agora fica o sentimento de missão cumprida e evolução que a marcha nos proporciona a cada seleção”, enfatizou o integrante da Comissão Organizadora, Carlos Azambuja.

A 17ª edição da disputa bateu recorde de inscritos ao atingir 61 conjuntos na largada, realizada no dia 30 de junho. Antes disso, os animais ficaram em concentração na Cabanha Cevadura durante 30 dias, com alimentação padronizada e cuidados monitorados pela comissão veterinária responsável pelo evento.

Confira o resultado

1º lugar geral
Com percurso completo em 6h 26min 22seg 76cen, box 33, Favorita La Invernada

2º lugar geral
Com percurso completo em 6h 27min 20seg 27cen, box 43, Jurubeba do Rincão da Querência

3º lugar geral
Com percurso completo em 6h 29min 07seg 42cen, box 26, Heredera del Camino

4º lugar geral
Com percurso completo em 6h29min08seg15cen, box 57, Artigas Casablanca

5º lugar geral
Com percurso completo em 6h38min27seg11cen, box 31, Ponteira 273
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.