CI

RS: Emater realiza entrega de sementes para agricultores de Aceguá

Foram entregues 1,8 toneladas de sementes de pastagem de Capim Sudão e sementes para horta


Foto: Marcel Oliveira

Na quarta-feira (23/09), no município de Aceguá, foram entregues pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Programa Sementes Banrisul, 1,8 toneladas de sementes de pastagem de Capim Sudão e sementes para horta, para 50 agricultores familiares e 33 famílias quilombolas das localidades Colônia Nova, Rincão dos Cravos e Tamanduá. Esteve presente a gerente da agência do Banrisul de Aceguá, Marina Lazzari, que acompanhou as distribuições.

Realizada pela extensionista rural social Luana Lucas Alves e pelo engenheiro agrônomo Ricardo Medeiros, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Aceguá, e pelo técnico agrícola da Prefeitura de Aceguá, Ronaldo Stucker, a organização, pesagem e entrega das sementes tiveram as seguintes variedades distribuídas: abobrinha de tronco caserta, alface bio rainha, alface quatro estações, cebola empasc, cenoura Brasília, coentro verdão, couve brócolis ramoso, couve chinesa pe-tsai, couve manteiga da Geórgia, ervilha, feijão de vagem, melancia, melão gaúcho, mogango sul mineiro, coentro verdão, mostarda crespa, mostarda lisa, rúcula, tomate bio Feliciana, capim sudão e BRS estribo.

Na ocasião, a extensionista Luana explicou sobre o programa para as famílias e a sua importância para a garantia da subsistência e geração de renda neste momento de pandemia. A entrega contou também com as recomendações necessárias para o cultivo, feitas por Medeiros.

A produtora Sandra Silveira da comunidade quilombola Tamanduá, localizada no interior do município de Aceguá, participa há quatro anos do programa e relata os resultados positivos que as sementes plantadas vêm oferecendo. Com o dinheiro conquistado pelas vendas das verduras da sua horta, conseguiu comprar um carro, que usa no transporte das suas mercadorias até o local onde as comercializa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.