CI

Aviação agrícola realiza nova operação incêndio

Operação foi a terceira em pouco mais de um mês para proteger áreas de campo nativo no oeste gaúcho


Foto: Divulgação

Pela terceira vez em pouco mais de um mês, a quinta-feira (23) teve aviões agrícolas combatendo incêndio em campo nativo no município de Alegrete, no oeste gaúcho. A exemplo da operação realizada na segunda-feira (20), a empresa Itagro Aviação Agrícola operou com dois aviões, sendo um turboélice Air Tractor, com capacidade para 1,5 mil litros de água, e um Embraer Ipanema, com 800 litros de capacidade. Desta vez, porém a missão foi mais rápida e perto da cidade (cerca de seis quilômetros). “Cada avião fez três lançamentos de água”, ressalta o sócio-gerente da Itagro Marcos Antônio Camargo.

O incêndio atingiu uma área de 30 hectares de uma fazenda e contou equipes da propriedade fazendo o combate em solo. Os aviões usaram cerca de 7 mil litros de água para eliminar as labaredas mais alta. Além disso, o vento também ajudou, virando no final da operação e soprando na direção já queimada. “Quando recebemos o chamado, chegamos a preparar um terceiro avião, que acabou não sendo necessário”, explica Camargo.

RETROSPECTO

Na operação de segunda-feira, a Itagro combateu um incêndio em 600 hectares de campo na localidade de Guaçu-boi, a cerca de 50 quilômetros no interior do município. Ali a operação também teve dois aviões, mas o trabalho aéreo foi do raiar do dia até o final da tarde. E os aviões lançaram mais de 81 mil litros de água para eliminar os focos de incêndio.

Já no dia 10 de março a Itagro havia lançado 9 mil litros de água para apagar as chamas em um ponto de difícil acesso. Foi em um campo de 2,5 hectares e a ação foi essencial para que o foco não chegasse a uma área de mata nativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.