CI

Produtores recebem retroescavadeira em Barão do Triunfo

Agricultores da Associação Comunitária Invernada dos Abreus receberam nesta uma retroescavadeira


Agricultores da Associação Comunitária Invernada dos Abreus, no município de Barão do Triunfo, receberam nesta terça-feira (11/12) uma retroescavadeira. O ato de entrega, na sede da associação, contou com a participação da equipe local da Emater/RS-Ascar, do prefeito, Elomar Rocha Kologeski, de vereadores, secretários e demais lideranças comunitárias. O equipamento irá beneficiar 80 famílias daquela comunidade e que vivem no meio rural, estando distante a cerca de 30km da sede municipal. A retroescavadeira custou R$ 150mil e foi direcionada ao poder público de Barão do Triunfo, que por sua vez em regime de contrato de cedência, repassou ao grupo organizado.

Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Barão do Triunfo, Elias Kuck, esta associação de produtores rurais tem avançado em seus processos de gestão e organização interna nos últimos anos, conseguindo frente a comunidade e administração municipal, demonstrar resultados positivos do trabalho comunitário e a confiança necessária para receber este aporte de investimentos. Kuck destaca ainda que este grupo também recebeu há poucos meses, por regime de contrato de cedência, um trator novo para auxiliar agricultores nesta comunidade.

Já o técnico em Desenvolvimento Rural da Emater/RS-Ascar que atua no município, Edgar Machado da Silva, ressalta que este momento para a associação é o resultado de um longo processo de construção coletiva, de amadurecimento do grupo e que se concretiza também com a conquista do maquinário agrícola. Silva acrescenta que é muito importante construir políticas públicas municipais que auxiliem os grupos organizados, principalmente nas comunidades mais distantes da sede, tendo em vista que o acesso as diferentes políticas públicas disponíveis, ainda segue como limitante para o desenvolvimento rural. ?O escritório municipal, pelo acompanhamento e por ações planejadas e continuadas, promove esta aproximação entre agricultura familiar e o grande leque disponível de politicas públicas?, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.