CI

Crise na avicultura gaúcha - ASACOP/RS pede apoio e realiza evento em Bento Gonçalves

No dia 31 de outubro, em Bento Gonçalves, a ASACOP/RS realizará um evento para debater e buscar soluções para a crise na avicultura gaúcha


Foto: Divulgação

A avicultura, a segunda maior atividade agropecuária do estado do Rio Grande do Sul, está passando por uma crise severa, afetando mais de 7.500 pequenos produtores e gerando impactos em 35 mil empregos diretos e 500 mil empregos indiretos. A Associação de Avicultores de Frango de Corte e Postura Riograndense (ASACOP/RS) está se mobilizando para enfrentar essa situação desafiadora e convoca a comunidade a se juntar a eles nesse esforço.

A ASACOP/RS foi fundada em 27 de agosto de 2020 para unir os avicultores gaúchos em meio a essa crise. Apesar de ter sua sede em Santo Antônio do Palma, a associação possui produtores associados em mais de 100 municípios do estado, abrangendo a produção de frango, ovos e perus para diversas empresas do setor, incluindo BRF, JBS, Aurora, Vibra, Bom Frango, Mais Frango, Languirú, Frangos Piovesan e outras.

A associação é apartidária e busca apoio de todas as frentes políticas para enfrentar os desafios que os avicultores enfrentam atualmente:

  • Baixa Remuneração: Os produtores muitas vezes não recebem o suficiente para cobrir os custos de produção.
  • Alojamento Insuficiente: Empresas estão alojando menos aves do que o ideal, prejudicando a rentabilidade dos produtores.
  • Rescisão de Contratos: Contratos estão sendo encerrados sem aviso prévio, deixando produtores endividados.
  • Falta de Reajustes: Alguns produtores não veem reajustes há anos.
  • Contratos Informais: Alguns produtores não possuem contratos por escrito.
  • Paralisação da Atividade: Muitos produtores são forçados a interromper a produção.
  • Descumprimento da Lei de Integração: Muitas indústrias não estão seguindo a legislação federal (Lei 13.288/2016).
  • Perseguição e Intimidação: Lideranças e produtores são alvos de perseguições e intimidações.
  • Projetos de Financiamento não Cumpridos: Projetos de financiamento frequentemente não são executados.

A ASACOP/RS está enfrentando essa crise desde 2019 e agora pede apoio do Poder Público e dos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo. Eles estão prontos para colaborar e buscar soluções conjuntas para a avicultura gaúcha, essencial para a economia do estado.

No dia 31 de outubro, em Bento Gonçalves, a ASACOP/RS realizará um evento para debater e buscar soluções para a crise na avicultura gaúcha, a partir das 18h30. Esta é uma oportunidade para a comunidade se envolver e contribuir para o setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.