CI

Elaboração de Vinhos forma mais duas turmas em Bento Gonçalves

As próximas turmas estão previstas para 2021


Foto: Marcel Oliveira

Entre os dias 28 e 31 de janeiro 65 pessoas participaram do Curso Básico de Elaboração de Vinhos, divididas em duas turmas. O curso foi realizado nas instalações da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, RS, e ministrado pelos enólogos João Carlos Taffarel e Raul Luiz Ben. O objetivo do Curso foi difundir a informação sobre a elaboração de vinhos e suco de uva, esclarecendo o processo com foco no controle de qualidade.

Conforme Fábio Ribeiro, da comissão organizadora do curso, as vagas disponíveis se esgotaram em poucos dias, atraindo participantes de diversos estados do país: “Tivemos participantes do Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Espirito Santo, além dos estados da região Sul, onde a produção de vinho é uma atividade comercial e culturalmente bem estabelecida”.

Algumas inovações foram incluídas nesta edição, como a comunicação ativa entre a organização e os participantes via aplicativo WhatsApp. Com isso, durante os dois dias de atividades os participantes recebiam, diretamente em seus smartphones, fotos e conteúdos adicionais aos apresentados pelos instrutores.

O curso agradou participantes de diferentes formações e experiências, desde aqueles que estão começando na vitivinicultura até os que já elaboram vinhos em escala comercial. Dentre os participantes, Orli Baggio, iniciante na elaboração de vinhos, cultiva 18 variedades de uvas em Chapecó, SC e, a exemplo de seus familiares, pretende intensificar a elaboração artesanal de vinhos. Para ele, "o curso vai ajudar bastante a evitar os erros básicos de quem está começando na área". 

Durante o evento, chamou à atenção a representatividade da região Centro-Oeste, que tem se destacado como polo produtor de uvas de mesa e processamento. Guilherme Dias de Paula, engenheiro agrônomo, possui um projeto de enoturismo em Pirenópolis, GO. Ele já produz suco de uva com as variedades Isabel Precoce e BRS Cora e agora esta investindo para alcançar dez hectares de produção de uvas e elaborar até cem mil garrafas de vinho e cem mil garrafas de suco integral. Também em Goiás, Marcelo Corte Real, fiscal agropecuário, percebe que a expansão da viticultura em seu estado é uma importante alternativa à agropecuária goiana; para tanto, ele afirma que é essencial ter o conhecimento dos processos para desenvolver o segmento como um todo. No Distrito Federal, Rachel Alves Massanori Nariyoshi, professora de vinhos na área de Gastronomia em Brasília, elabora vinhos com uvas americanas e quer expandir seu negócio. Apesar de já ter feito o curso em Colombo (PR) no ano passado, ela veio a Bento Gonçalves para aprimorar ainda mais seus conhecimentos, já que, junto com o marido, pretende implantar vinhedos próprios e, em breve, uma vinícola.. Ela vê a oferta do curso como uma importante estratégia da Embrapa para atender todos os cidadãos, sejam diretamente da área ou não.

Maria Inês Nadine Rizzo está participando pela terceira vez do curso de elaboração de Vinhos da Embrapa e desta vez trouxe o marido com “uma folha inteira de perguntas e dúvidas” para serem esclarecidas sobre a produção caseira que mantêm em Passo Fundo, RS. Pedro Maciel, jornalista que mora em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, plantou seu primeiro vinhedo em 2017 e acabou de fazer a primeira colheita, cuja vinificação foi terceirizada. Com o objetivo de executar todas as etapas da elaboração, ele participou do curso para obter informações que lhe deem segurança para profissionalizar sua atividade. De acordo com Raul Luiz Ben, enólogo, ministrante da parte prática do Curso em Bento Gonçalves, “percebe-se que o pessoal está realmente interessado em aprender mais ou tirar dúvidas sobre o processo de elaboração, seja no vinho (branco ou tinto) e também no suco de uva. Eles se preocupam mais com os detalhes para conseguir elaborar um produto de melhor qualidade, agregando mais conhecimentos aos que já têm”.

Os cursos de elaboração de vinhos e suco de uva são oferecidos pela Embrapa Uva e Vinho anualmente, por ocasião da Safra na Região Sul (janeiro/fevereiro). As próximas turmas estão previstas para 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.