CI

Voçoroca do Macaco Branco é tema de evento ambiental em Cacequi

Conforme a extensionista, durante a Cavalgada há recolhimento do lixo das propriedades rurais e plantio de árvores nativas


Conforme a extensionista, durante a Cavalgada há recolhimento do lixo das propriedades rurais e plantio de árvores nativas

A 11ª edição da Cavalgada Ecológica do Macaco Branco acontecerá no domingo (21/08), em Cacequi, no Vale do Jaguari, promovida pela Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores Rurais da localidade de Macaco Branco, no interior do município. ?O evento é organizado com a finalidade de alertar a população local sobre os efeitos do destino inadequado do lixo e, principalmente, sobre a importância do reflorestamento com espécies nativas para controle da erosão do solo, exemplificada pela preocupação com uma grande voçoroca existente no município, conhecida como Macaco Branco, que ocupa uma área em torno de 26 hectares?, relata a extensionista do Escritório da Emater/RS-Ascar de Cacequi, Monica Foldenauer. Voçoroca é uma fenda no solo resultante de um processo de erosão. 

Conforme a extensionista, durante a Cavalgada há recolhimento do lixo das propriedades rurais e plantio de árvores nativas, unindo a preocupação dos moradores com a cultura gaúcha, em uma oportunidade de educação ambiental para o desenvolvimento rural.

Os participantes vão se reunir a partir das 8h, na Ponte Seca da Restinga, observando-se que só serão admitidos cavalos com situação regularizada na Inspetoria Veterinária. O trajeto percorrerá cerca de dez quilômetros até a sede da Associação dos Produtores Rurais do Macaco Branco, quando será feita uma missa crioula entre os participantes. O encerramento será ao meio-dia, com churrasco de confraternização, comercializado pela Associação. As reservas para o almoço devem ser feitas pelos telefones (55) 9136-2502 ou (55) 9908-4296. Na sede da Associação haverá ainda um estande da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sama) para a distribuição de mudas de árvores nativas e orientação técnica sobre a erosão e a preservação do ambiente.

Na parte da tarde, às 14h, começa a segunda parte da programação, com jogos rurais e tertúlia nativista. ?Os jogos rurais são mais uma brincadeira entre os produtores das diversas comunidades que participam do evento, com competições de bocha, GreNal de bombacha, corrida do ovo, corrida do bastão e revezamento de carrinho de mão. Os vencedores recebem troféus, adquiridos pela Secretaria do Turismo, e a comunidade que ganhar o maior número de competições leva o troféu de grande campeão?, explica Mônica Foldenauer. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Cacequi e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município.

1ª Semana Ecológica de Cacequi
Neste ano, a Cavalgada Ecológica será antecipada por oficina sobre Educação Ambiental, promovida pela Emater/RS-Ascar para os estudantes da rede pública de ensino de Cacequi. A Oficina ocorrerá na quinta-feira (18/08), com visitação à voçoroca do Macaco Branco, às 9h, e confraternização dos participantes com produtos da agricultura familiar, às 10h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.