Colheita da cana para melado começa no RS
Produtores aguardam melhor rendimento da cana
Foto: Arquivo Agrolink
A cultura da cana-de-açúcar segue em desenvolvimento vegetativo na região administrativa de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, conforme aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar. As lavouras estão predominantemente na fase de alongamento do colmo, etapa importante para o acúmulo de matéria-prima e definição da produtividade.
Segundo a Emater/RS-Ascar, a variedade Rachadinha já atingiu o estágio de maturação adequado para a colheita. Com isso, duas agroindústrias localizadas no município de São Paulo das Missões iniciaram o corte da cana da safra atual destinada à produção de melado.
A entidade informa que os demais produtores da região optam por aguardar maior desenvolvimento das lavouras antes de iniciar a colheita. A expectativa é obter melhor rendimento industrial e maior aproveitamento da matéria-prima no processamento.
De acordo com a Emater/RS-Ascar, o preço recebido pelos produtores de cana-de-açúcar na região está em torno de R$ 136,63 por tonelada.