CI

Horta Comunitária é reativada em Campos Borges

Famílias usuárias do Cras de Campos Borges poderão retirar mudas de alface na horta Comunitária do Centro na próxima semana


Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, famílias usuárias do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Campos Borges poderão retirar mudas de alface na horta Comunitária do Centro. A ação é resultado do trabalho das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social e da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O projeto visa estimular a adoção de hábitos saudáveis na população e uma alimentação de qualidade por meio da produção de mudas, alimentos e plantas medicinais para distribuição e consumo das famílias usuárias da Assistência Social e aos participantes de atividades promovidas pelo Cras e pela Emater/RS-Ascar.

O extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Fernando Missio, explica que o plantio das primeiras mudas de alface, repolho e rúcula iniciou no mês de junho. No local também são cultivadas variedades de plantas condimentares como salsa e cebolinha. "Será organizado um calendário, um dia por semana, para retirada das mudas e hortaliças. Paralelo a isso, foi solicitado aos grupos de agricultoras, por meio de mensagens, a doação de sementes e mudas de plantas medicinais, que servirão de matrizes para multiplicação e distribuição aos usuários", salienta. Missio comenta que no local já são cultivadas 27 espécies de plantas medicinais.

Além das mudas, as famílias irão receber orientações sobre o plantio e manejo das mesmas e do aproveitamento das variedades no preparo de receitas. Já a retirada das hortaliças prontas para o consumo deve acontecer somente no final de agosto.

O programa ainda prevê ações de promoção da cidadania, defesa e garantia de direitos, entre eles, o direito a alimentação saudável, além de fomentar atividades produtivas, destinada as famílias rurais do Cadúnico. A horta comunitária está localizada ao lado do Cras e a retirada das mudas deve ser agendada pelo telefone (54) 3326-1458.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.