CI

Jovens rurais de Canela discutem futuro

Na avaliação, os jovens solicitaram novos encontros em propriedades rurais para dar continuidade ao trabalho


O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela promoveram, nesta quinta-feira (05/01), um Encontro de Jovens Rurais, na Comunidade de Rancho Grande, com a participação de 17 jovens. O objetivo foi aproximar os jovens que vivem no interior do município e buscar ajudá-los, nesta fase da vida, com as dúvidas que surgem quanto ao futuro, especialmente sobre trabalho, oportunidades e sucessão familiar rural. 

Durante o encontro foram feitas atividades em que os jovens conseguiram expor as suas dúvidas, anseios e conflitos. Dentro dos aspectos salientados por eles, a procura de emprego fora da propriedade rural é motivada pela busca de independência financeira. Porém, a questão de gostar do meio rural e da qualidade de vida nele foi unânime. Os jovens também levantaram a questão de falta de sinal de internet e telefonia em muitos pontos do meio rural e acessos precários como entrave para o desenvolvimento e a permanência no campo.

A dinâmica do dia foi constituída por atividades em grupos, em que cada um teve a oportunidade de expor suas ideias e se integrar com os demais. Também foi feito um quadro com as principais profissões, valores pagos pelo mercado e oferta de trabalho, bem como as vagas ofertadas pelo mercado local, além de um comparativo entre o custo de vida de uma pessoa no meio urbano e rural. Algumas atividades agrícolas foram levantadas como sugestões que podem ser desenvolvidas por jovens e gerar renda, utilizando pouco espaço e mão de obra pouco penosa.

Na avaliação, os jovens solicitaram novos encontros em propriedades rurais para dar continuidade ao trabalho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.