CI

Irga fomenta atividades com farinha de arroz em Capivari do Sul

Nutricionista do Irga e merendeiras da EEEM Arthur da Costa e Silva


A palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” e a oficina “Receitas com farinha de arroz” marcaram na segunda-feira (20) a retomada das atividades do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) em Capivari do Sul. A nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, desenvolveu as atividades Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva.

As ações integram o “Arroz na Escola”, projeto desenvolvido em parceria com o 32º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari do Sul, do Irga, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município. O “Arroz na Escola” visa à conscientização da comunidade escolar sobre a importância e benefícios do arroz, principal fonte de renda da região.

Na palestra Carolina aborda as propriedades do arroz e derivados, a importância e vantagens do consumo regular do cereal na alimentação e esclarece dúvidas e mitos relacionados ao grão.

Na oficina foram apresentadas três preparações com a farinha de arroz: torta salgada de legumes, bolo de laranja e bolo de banana. A ideia é que as receitas sejam inseridas no cardápio da escola. A nutricionista ensina a manipulação adequada da farinha na preparação de pratos fáceis e simples, dá dicas culinárias, apresenta características próprias do coproduto, visando melhorar a experiência com a farinha de arroz na cozinha escolar. Ao final, as participantes degustaram as receitas elaboradas por Carolina.

“O Provarroz auxilia na disseminação de boas ideias sobre o arroz para a população. A nossa expectativa é expandir e levar mais ações do programa em parceria com os municípios do Estado. Quanto mais cidades aderirem a projetos que valorizem a cultura do arroz e conscientizem e estimulem ao consumo do grão”, evidencia a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto.

Outros municípios como Jaguarão e Pelotas também já aderiram à farinha de arroz na merenda escolar. O Provarroz segue com as atividades de conscientização da importância de inserir a farinha de arroz na merenda escolar. Na próxima semana as atividades ocorrerão em Santana do Livramento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.