CI

BNDES financia com R$ 31 mi para construção de indústria para processamento de leite no RS

Estimativa é que sejam gerados cerca de 160 empregos novos até 2021 


Com os recursos, Cooperativa Santa Clara, produtora de laticínios mais antiga em operação no Brasil, construirá nova unidade em Casca (RS) 

Operação, na modalidade indireta não-automática, terá recursos repassados ao cliente pelo BRDE   
Estimativa é que sejam gerados cerca de 160 empregos novos até 2021 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a operação de financiamento de R$ 31 milhões para a Cooperativa Santa Clara construir uma nova indústria destinada à produção de lácteos, com capacidade de processamento de 400 mil litros de leite diários, no município de Casca (RS). 

O financiamento foi aprovado por meio da linha Finem, modalidade indireta não automática, com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como agente financeiro. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 150 novos empregos até 2021. 

A Cooperativa Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa (RS), é a produtora de laticínios mais antiga em operação no Brasil. Desde 1912 a empresa vem produzindo requeijão, fondue, queijos diversos, creme de ricota e bebidas lácteas. Em parceria com outras indústrias, comercializa também doce de leite, leite condensado e manteiga, entre outros produtos. 

Atualmente, a Santa Clara tem duas plantas de processamento de leite no Rio Grande do Sul. As vendas dos produtos lácteos respondem por 60% do faturamento da cooperativa. O restante provém de cortes e embutidos suínos realizados em seis unidades de produção também espalhadas pelos municípios gaúchos. 

A cooperativa vê como grande oportunidade a ampliação da capacidade produtiva, já que a ingestão de leite per capita brasileira é ainda inferior a países como Costa Rica, Argentina e Uruguai. O investimento — com prazo de execução de 18 meses — envolve obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos, além de capital de giro. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.