CI

Simvet/RS promove nova edição do treinamento para o PNCEBT

Qualificação chega a sua 46ª edição e será realizada de 18 a 22 de março na Unicruz, em Cruz Alta (RS)


O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) promove de 18 a 22 de março de 2019 a 46ª edição do Treinamento para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) em uma parceria com o Ministério da Agricultura e a Unicruz. O programa foi instituído em 2001 com o objetivo de diminuir o impacto negativo das zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária brasileira frente aos mercados internacionais. O sindicato aplica os treinamentos desde 2011 e mais de mil profissionais já foram capacitados para executar os testes de brucelose e tuberculose. 

Conforme a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, o sindicato continua com o firme propósito de qualificar os médicos veterinários para que possam atuar em diversas áreas. Dentro da habilitação para o PNCEBT, esses profissionais farão parte do grupo que mantém a tuberculose e a brucelose fora dos rebanhos gaúchos, dando uma situação diferenciada em relação a outros Estados, isto porque, segundo a dirigente, há informações sobre a situação do rebanho, o número de focos existentes e onde ocorrerão as atuações. "O Rio Grande do Sul está entre os Estados com os maiores índices vacinais. A brucelose que é causada pela Brucella abortus, atinge tanto o gado de corte quanto o gado de leite. Já a tuberculose que é transmitida pelo Mycobacterium bovis é um problema mais sério para os produtores de leite. E ambas as enfermidades atingem também os búfalos", observa.

O treinamento será realizado na sede da Unicruz, em Cruz Alta (RS), e é exclusivo para médicos veterinários. Após o curso, os médicos veterinários devem solicitar a sua habilitação junto ao Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. O treinamento é limitado para 20 vagas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.