CI

Política pública de Estado destina kits de irrigação para famílias de Estrela

Governo do Estado está destinando dez kits de irrigação para produtores de Estrela


Foto: Pixabay

O Governo do Estado está destinando dez kits de irrigação para produtores de Estrela, por meio do Programa de Irrigação de Hortas Doméstico-Comerciais em Pequenas Propriedades da Agricultura Familiar. A ação destina kits de irrigação por gotejamento para áreas de 1000m², destinadas à produção de hortigranjeiros para autoconsumo, com eventual comercialização do excedente em feiras ou para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). No Vale do Taquari, o município de Marques de Souza também se beneficia da política pública, que totaliza um investimento de R$ 40 mil.

Com o apoio da Emater/RS-Ascar foram identificados agricultores para participar do programa, que objetiva estimular a produção de alimentos de qualidade, que garantam a segurança e a soberania alimentar e estimulem a sucessão rural das famílias envolvidas. Em Estrela, a maioria dos kits que contam com caixas da água, bombas, filtros e encanamentos, já foi entregue e está instalado, especialmente para os produtores que estão investindo em horticultura. Aliás, a produção de hortaliças tem crescido no município, garante o extensionista da Emater/RS-Ascar, Álvaro Trierweiler.

Vale ressaltar que, em tempos de estiagem, a implantação de sistemas de irrigação também tem servido para compensar o déficit hídrico causado pela ausência de chuvas. É o caso do que ocorre na propriedade da agricultora Jaqueline Altenhofen, da localidade de Linha Lenz, em Estrela. Ao lado marido Jaime, cultiva verduras, chás e legumes, todos orgânicos, sendo o carro-chefe a batata-doce. Antes da implantação do sistema de irrigação próprio, precisávamos pegar água da rede comunitária, o que era uma logística bem complicada, explica a agricultora.

Não é por acaso que a família, que integra o Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos Estrela, tem se sentido estimulada a investir em outros cultivos, para além da beterraba, da cenoura, da rúcula e da alface, como é o caso da vagem, aumentando inclusive a área plantada. Na estufa e com a irrigação bem direcionada, ela certamente vai vingar, diz acreditar a agricultora Jaqueline.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, os kits de irrigação oportunizam o fortalecimento da horticultura nos municípios envolvidos. É uma tecnologia conquistada com o apoio das prefeituras e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), enfatiza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.