CI

Serra desenvolve programações na Semana da Alimentação

De 15 a 21 de outubro acontece a Semana da Alimentação RS, com a temática ?Alimentação Saudável ao seu Alcance?


De 15 a 21 de outubro acontece a Semana da Alimentação RS, com a temática ?Alimentação Saudável ao seu Alcance?. Nesse período, a Emater/RS-Ascar, juntamente com entidades parceiras, irá promover diversas ações na região da Serra gaúcha, abordando questões relacionadas ao direito e acesso das pessoas a uma alimentação saudável. 

Entre as atividades que se destacam, em Garibaldi acontecerá, no dia 18 de outubro, o 4º Encontro Intermunicipal em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é levar informações para a valorização e o fortalecimento da alimentação saudável e resgatar a cultura alimentar dos agricultores familiares e comunidades de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul. 

O encontro será realizado a partir das 13h30, no salão da comunidade de São Roque Figueira de Melo, sendo uma promoção da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e prefeituras de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar.

Na oportunidade, os presentes participação de uma palestra com o italiano Alberto Bufano, profissional renomado e com vasto currículo e conhecimento na área de alimentação saudável. A palestra abordará o tema ?A importância de uma alimentação saudável e natural e os efeitos sobre a saúde?. Também será apresentado o resultado dos trabalhos anuais de preparação para o encontro, a Mostra de Receitas Intermunicipais, e haverá comercialização e produtos e artesanato. 

Em Carlos Barbosa, no dia 16, acontecerá o Dia de Campo sobre Alimentação e Saúde, a partir das 13h, na ESF-Arcoverde. Promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Saúde, o evento contará com estações sobre relógio do corpo humano, fundamentado no uso de plantas medicinais e funcionamento dos órgãos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e produção orgânica.

Em Canela, no dia 05, será realizado o 4º Seminário Regional de Saúde da Mulher, na sede da Capela Nossa Senhora Aparecida. A atividade, que visa conscientizar as mulheres com relação à prevenção de doenças e os cuidados que devem ter no dia a dia, é promovida pela Comissão Regional de Trabalhadoras Rurais, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sindicato e Prefeitura. O seminário ocorre a partir das 8h e contará com exames de saúde, palestras sobre saúde preventiva e cuidados e sobre alimentação saudável e os prejuízos dos alimentos artificiais, momento lúdico e estações sobre tabagismo, Pancs, plantas bioativas e cuidados no uso de agrotóxicos. 

Já o município de Monte Belo do Sul promoverá o Dia de Campo ?Segurança no trabalho, alimentação saudável e tecnologias de produção na viticultura?, no dia 16, com início às 9h30, no salão da comunidade Santo Antônio. Pela manhã, haverá palestras sobre segurança na operação de equipamentos agrícolas e alimentação saudável e, à tarde, estações de práticas agrícolas na propriedade de Oscar Francisco Bruschi, onde serão abordados o manejo do solo e da água e as plantas de cobertura, amostragem representativa de solo para análise e armazenagem e manejo na propriedade. 

Estão previstas ainda ações como palestras sobre alimentação saudável, oficinas diversas, capacitações de merendeiras e concurso de culinária, entre outras, nos municípios de Nova Prata, Nova Roma do Sul, André da Rocha, São Marcos, Serafina Corrêa, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Guaporé, São Francisco de Paula e Vacaria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.