CI

Gramado dos Loureiros colhe resultados do projeto "Adote Bons Hábitos e Tenha Saúde"

Além das avaliações físicas, o projeto contou com a realização de palestras


Além das avaliações físicas, o projeto contou com a realização de palestras

No início deste ano, o município de Gramado dos Loureiros lançou um projeto pensando na saúde e bem-estar das famílias locais. A partir de uma parceria entre Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Saúde surgiu o projeto "Adote Bons Hábitos e Tenha Saúde". Depois de cinco meses de atividades e muitas famílias beneficiadas, o projeto encerrou na semana passada, no dia 05 de agosto, data que celebra o Dia Mundial da Saúde. 

Dos 2,2 mil habitantes de Gramado dos Loureiros, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde levantados em 2015, 88 são diabéticos, 549 hipertensos, além de um grande número de pessoas com sobrepeso. Preocupados com os dados registrados de pessoas que necessitam melhorar as condições de saúde, surgiu a ideia de desenvolver um trabalho de conscientização e orientação para as pessoas adotarem hábitos saudáveis em busca de qualidade de vida.

"Com este projeto buscamos oportunizar a todos os participantes o conhecimento sobre a necessidade e importância de adotar hábitos de vida saudáveis em busca de uma boa saúde, conscientizar que é possível perder peso alimentando-se adequadamente com alimentos saudáveis, de qualidade e em quantidades suficientes para o bem-estar do organismo, bem como, juntamente a boa alimentação manter a prática de atividades físicas", explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carmem Roncaglio Zanella.

As metas do projeto incluíram a realização de encontros mensais com as mais de 200 pessoas que aderiram ao projeto, avaliação corporal com acompanhamento de pesos e medidas, consulta com a nutricionista para analisar possíveis patologias associadas ao sobrepeso e realização gratuita de exames básicos de rotina. Além das avaliações físicas, o projeto contou com a realização de palestras sobre novos hábitos e alimentação saudável, incentivo a implantação de hortas e pomares domésticos, produção orgânica de frutas e hortaliças, resgate de sementes e mudas crioulas, entre outros temas.

No mês de abril iniciaram as atividades, com os participantes que demonstraram interesse pelo projeto, com avaliação nutricional individual, verificando peso, altura, índice de massa corporal, porcentagem de gordura corporal, gordura visceral, quantidade de calorias para cada indivíduo, circunferências e aferição da pressão arterial. Em cada encontro os participantes recebiam novas metas da nutricionista e do educador físico. Maio e junho foram os meses de início das atividades com os grupos de orientação para implantação e manejo de horta e pomar doméstico e encontros com trocas de mudas e sementes. 

O projeto "Adote Bons Hábitos e Tenha Saúde" surgiu inspirado na Campanha Regional "Produza seu alimento e colha saúde", desenvolvida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, com o intuito de estimular a produção de subsistência, promovendo a segurança e soberania alimentar e a melhoria dos hábitos alimentares e qualidade de vida.

Em Gramado dos Loureiros, durante o encerramento do projeto, alguns participantes deixaram seu depoimento, contando os resultados obtidos com a participação nas atividades. Para a agricultora, Marinês Seco, da comunidade Encruzilhada dos Ribeiros, o projeto impulsionou a todos a mudar sua alimentação e adotar novos hábitos de vida. "Era isso que estávamos precisando, desse empurrãozinho, um incentivo para fazermos exercícios, atividades físicas e melhorar nossa alimentação. Depois que começamos o projeto mudamos nossos hábitos, passamos a pensar mais na saúde. Em nossos grupos, na comunidade, já aderimos a novos hábitos, nossos lanches, por exemplo, passarão a ter frutas da época e alimentos mais saudáveis", contou a agricultora.

O encerramento do projeto contou com a presença da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, da assistente técnica regional social, Dulcenéia Haas Wommer, e da secretária Municipal da Saúde, Carine Alves.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.