CI

Famílias de alunos de Gramado recebem kits com produtos da agricultura familiar

Alunos de Gramado começam a receber alimentos de qualidade produzidos por agricultores para preparar em casa


Foto: Divulgação

Enquanto as aulas não retornam, famílias de alunos de Gramado começam a receber alimentos de qualidade produzidos por agricultores para preparar em casa. Os agricultores familiares fornecedores da merenda escolar do município, numa articulação entre Secretaria da Educação, Secretaria da Agricultura e Emater/RS-Ascar, entregaram, na última quinta-feira (30/04), 3.316 kits de alimentos da agricultura familiar a 2.304 famílias. Esta entrega foi viabilizada através de compra feita com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), via Prefeitura de Gramado.

Após pesquisa ativa voltada a todos os pais e responsáveis por alunos das 28 escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos para verificar as necessidades da comunidade discente em receber a merenda escolar, várias famílias optaram por não receber o kit, por não terem necessidade momentânea. Isso, por outro lado, permitiu que o valor do kit fosse melhorado e mais produtos foram entregues para cada família. O valor médio do kit ficou em torno de R$ 12,00, permitindo a distribuição de 21 tipos de produtos, como tomate paulista e cereja, cebola, beterraba, batata doce e inglesa, laranja, caqui, chuchu, aipim, laranja, cenoura, repolho, feijão de cor e preto, moranga, leite, queijo, iogurte, açúcar mascavo e ovos.

Do total de 40 agricultores familiares que habitualmente fornecem merenda escolar para as escolas de Gramado, 21 participaram desta etapa. Destes, três são agroindústrias. Igual ação deverá acontecer em maio, dependendo da situação de isolamento social a ser orientada pelos governos.

Para a extensionista social da Emater/RS-Ascar, NelcyFrata, a Instituição, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Sepdr) e o Governo do Estado, e em sintonia com o município, demonstra sua participação no auxílio solidário. Agricultores precisam vender, famílias de escolares precisam se alimentar, e o município de Gramado, cumprir sua função mediadora e operacional. Neste momento de crise, esta união demonstra a importância das ideias solidárias, enfatiza.

Junto com cada kit alimentar também foi entregue um boletim orientativo para o melhor aproveitamento dos alimentos fornecidos. Reiterados elogios foram feitos por pais que admiram a qualidade dos produtos oriundos da agricultura familiar, relata Nelcy, afirmando que a Assistência Técnica prestada e o papel articulador da Emater/RS-Ascar são fundamentais para a produção de alimentos de qualidade.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.