CI

Produção de leite a pasto viabiliza propriedade rural em Guaporé

A atividade leiteira está presente em mais de 300 propriedades rurais no município de Guaporé


Foto: Pixabay

A atividade leiteira está presente em mais de 300 propriedades rurais no município de Guaporé, com uma produção em torno de 14 milhões de litros por ano e um faturamento anual de R$ 18 milhões. Este montante ajuda a movimentar os estabelecimentos comerciais, inclusive de outras cadeias produtivas. A atividade também foi a aposta do casal Luciano e Caliandra Muccelin e de seu filho Wendel, após anos se dedicando à produção de suínos.

O auxílio das politicas públicas de crédito rural e o apoio do munícipio através dos programas Jovem Empreendedor e de horas-máquina motivaram o jovem Wendel à mudança na propriedade, que investindo na atividade, com predominância da alimentação à base de pastagens, viu a produção de leite aumentar 2,5 vezes. As vacas, que produziam sete litros por dia (em 30/12/2019), passaram, conforme o balanço do dia 15 de junho deste ano, a 18 litros/vaca/dia.

Com o apoio da Emater, Cooperativa Piá, Poder Público, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Banco do Brasil e outras entidades, o trabalho ganha impulso. O setor rural responde aos investimentos, desde que se tenha dedicação, diz o jovem produtor.

A produção de leite na agricultura familiar se viabiliza com mais rapidez investindo na produção à base de pastagens, genética adequada e manejo para ter boa qualidade do leite, com custo baixo, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antônio César Perin, ao destacar que a Instituição, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem com princípio ajudar as famílias rurais a aumentar renda e estimular a sucessão rural. Produzir alimentos tem se constituído na atualidade um ótimo negócio, frisa Perin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.