CI

Produtor de Harmonia investe no cultivo do maracujazeiro

Harmonia tem investido também em outros cultivos, como é o caso do maracujazeiro


Foto: Pixabay

Município que tem na citricultura uma de suas principais matrizes produtivas, Harmonia tem investido também em outros cultivos, como é o caso do maracujazeiro. Com o apoio da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar, agricultores como Marcos Hoffmann e seu filho Rodrigo, da localidade de Vila Floresta, plantaram pequenas áreas com a intenção de diversificar a produção do setor primário. O investimento em uma área plantada de 1,8 mil metros quadrados foi feito no ano passado e a projeção para a primeira safra é otimista no que diz respeito à quantidade de frutos colhidos.

Até o momento já foram colhidos mais de 700 quilos de maracujás, vendidos no comércio local e diretamente para o consumidor. O que temos percebido é que o cultivo da fruta tem se apresentado como uma oportunidade que não requer um investimento inicial tão alto e de rápido retorno econômico, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Nilo Campos Teixeira, que apoiou a família em todas as etapas, iniciando na análise de solo e escolha da área para a implantação do pomar, passando pelo manejo, até chegar à colheita e comercialização.

Outros produtores têm acenado para a possibilidade de investir no cultivo, que recebe o apoio da Prefeitura por meio de aporte financeiro via Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. No caso da família Hoffmann, quem procurou a Emater/RS-Ascar foi Rodrigo. A intenção era aproveitar um pequeno espaço de área que tínhamos, com algo que pudesse gerar renda?, comenta o agricultor. O investimento tem dado certo, com uma projeção de mercado que ultrapassa os limites do município, já que os frutos são comercializados também em Caxias do Sul, exemplifica.

Não é por acaso que o objetivo é ampliar os investimentos, devendo o próximo passo ser a instalação de um sistema de pulverização automático, mas livre do uso de agrotóxicos. É uma atividade que compensa, é gratificante, avalia Rodrigo.

Produtores interessados em saber mais sobre o cultivo do maracujá podem procurar a Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.